quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novidades na DM9DDB


A DM9DDB anunciou a contratação de novos criativos para a agência. O redator Guigo Oliva veio da Y&R para fazer dupla com Carlos Nunes, diretor de arte que chega da JWT. Tomás Almeida vem da Leo Burnett para assumir como redator e integrar a equipe dos diretores Guilherme Jahara e Wilson Mateos. 


Fonte:meioemensagem.com.br

Coca-Cola apresenta outdoor com plantas


Nas Filipinas, outdoor é coberto por plantas que absorvem a poluição


A Coca-Cola lançou nas Filipinas um outdoor de 60 metros quadrados coberto por plantas de chá do tipo Fukien.

Essas mudas têm a capacidade de absorver a poluição do ar, sendo que cada planta pode diluir até 13 quilos de dióxido de carbono por ano. A iniciativa ajudará a diminuir a poluição nas áreas próximas ao outdoor.

As plantas estão contidas em 3.600 potes feitos de velhas garrafas Coca-Cola.

Para completar o sistema, foi instaladao sistema de irrigação por gotejamento, que possibilita economia de água e fertilizantes, já que ele permite que a água saia lentamente para as raízes das plantas, por meio de uma rede de válvulas e tubos emissores.

De acordo com Guillermo Aponte, presidente da Coca-Cola Filipinas a iniciativa é uma personificação do conceito “Viva positivamente”, que trata de "um compromisso de fazer uma diferença positiva no mundo por meio da incorporação da sustentabilidade".
Com informações do Adweek


Fonte:meioemensagem.com.br

Agência de Jay-Z deixa foco afro-americano


Translation quer fazer comunicação para público mais amplo, mas terá que deixar Interpublic





A Translation é uma agência liderada por Steve Stoute que tem entre seus principais sócios o rapper Jay-Z, um astro da publicidade e que foi premiado como anunciante no Festival de Cannes deste ano, graças ao case “Decoded: Jay-Z by Bing”, da Droga5.

A empresa sempre focou seus negócios na comunicação para o nicho afro-americano. Mas a agência quer romper essa barreira e pasar a concorrer com as agências tradicionais. Para isto, ela precisará abrir mão da holding Interpublic, que controla o negócio, com 60% das ações.

A medida ocorre porque alguns dos clientes da empresa já conferem trabalhos maiores para a empresa. McDonald´s, por exemplo, escolheu a Translation para a verba de marketing esportivo e de entretenimento para o público geral. Para a Wrigley ela já auxiliar no desenvolvimento de produtos e embalagens. Target, State Farm e DSW também são anunciantes que entregaram verbas de campanhas nacionais.

A Translation tem apenas 26 empregados e receitas de US$ 9 milhões em 2010. É uma das menores dentro da holding Interpublic.

Segundo Stoute, as agências do Interpublic não tem colaborado em campanhas. Por isso, pertencer à holding já não faria tanto sentido.

Com informações do Advertising Age
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Fonte:meioemensagem.com.br

Matisse e Ideia 3 recorrem no Banco do Brasil


Agências são as únicas que recorrem contra o resultado das prropostas técnicas da licitação de R$ 420 milhões 


As agências Matisse e Ideia 3 foram as únicas que entraram com recurso contra o resultado das propostas técnicas da licitação do Banco do Brasil, em que Master, Lew´Lara / TBWA e Giacometti aparecem com as melhores pontuações. O recurso da Matisse, quarta colocada, concentrou sua argumentação no questionamento à pontuação atribuída as primeiras colocadas que tiveram respectivamente notas 87,58, 87,34 e 86,92 pontos. Na seqüência aparecem Matisse (83,59), NBS (82,99), Heads (80,50) e Propeg (80,26). As demais 14 agências participantes do processo foram desclassificadas pelo comitê de licitação, a maioria por terem notas inferiores a 80 pontos. A Ideia 3, por sua vez, questionou a desclassificação de sua proposta por conta de um excesso de peças apresentadas e reivindica a reconsideração do comitê de licitação.

Se os recursos forem negados, a licitação segue para a rodada final com a análise das propostas de preços entre as sete que tiveram as propostas técnicas classificadas. Se Master, Lew´Lara e Giacometti forem confirmadas como vencedoras administrarão uma verba de R$ 420 milhões anuais. O contrato atual, que tem como valor nominal R$ 150 milhões, é dividido entre Artplan e Master



Fonte:meioemensagem.com.br

GE patrocinará Jogos Olímpicos do Rio


Acordo da empresa com o COI foi renovado até 2020


A GE (General Electric) acertou com o Comitê Olímpico Internacional (COI) a extensão do patrocínio aos Jogos Olímpicos por mais oito anos. O antigo contrato venceria após a competição de Londres, em 2012.
O novo acordo garante à empresa de infra-estrutura, tecnologia e aparelhos hospitalares o posto de fornecedor de produtos e serviços ligados às suas especialidades (como iluminação, geração de energia e tratamento de água) para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Também estão contemplados no acordo o patrocínio à Olimpíada de 2020, ainda sem uma sede escolhida, e às duas próximas edições dos Jogos de Inverno – em 2014, a competição acontece na Rússia.


Fonte:meioemensagem.com.br

A contraofensiva do Casino


Franceses teriam comprado mais de US$ 1 bilhão em ações da CBD


Além de publicar um comunicado ao mercado bastante pesado nessa quarta-feira 29, onde acusou Abilio Diniz de agir ilegalmente e romper um acordo selado em 2005, o grupo francês Casino estaria comprando ações da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), para se contrapor ao que considera uma tentativa de aquisição hostil arquitetada por Diniz.
A disputa concentra-se no controle da CBD, holding que controla as redes Pão de Açúcar, CompreBem, Extra, Sendas, Assaí, Ponto Frio e Casas Bahia. Atualmente presidida por Diniz, que também é presidente do Conselho de Administração da companhia, a CBD passará de fato ao Casino, sócio minoritário há mais de uma década, em junho de 2012. Até lá e sem necessitar desembolsar mais nenhum centavo, sua participação acionária crescerá paulatinamente.
O acordo prevê ainda que Diniz e seus familiares não poderão atuar no ramo do varejo, a menos que suas participações minoritárias na CBD sejam inferiores a 10%; atualmente, é de 21%. Os últimos lances do Casino, que contratou o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias para defendê-lo, se deram após o banco de investimentos BTG Pactual anunciar ter feito uma proposta aos acionistas para unir o Pão de Açúcar e as atividades no país do Carrefour, concorrente direto do Casino no mercado francês.
Executivos ligados ao BTG afirmaram ainda que encaminharam uma proposta de negócio também ao BNDES, que teria enquadrado a operação e iria agora analisar sua viabilidade financeira. A operação seria feita por meio da BNDESPar, controlada do BNDES que administra suas participações minoritárias em empresas privadas.
O Casino acusa o empresário brasileiro de costurar o acordo em segredo, envolvendo o controle da CBD, em parceria com o BTG e o grupo Carrefour. Diniz, por sua vez, nega que esteja agindo contra a lei e, em entrevista ao Jornal Nacional, disse que considerava relevante o BNDES defender o controle da CBD em mãos de um empresário brasileiro.
Em sintonia com a postura de Diniz, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e o ministro do desenvolvimento Fernando Pimentel, a quem a BNDESPar está subordinada, saíram em defesa do negócio, afirmando que não se trata de usar dinheiro público. “É uma operação enquadrada pelo BNDES. Não é operação de crédito do BNDES, não tem recurso público envolvido, nem FGTS, nem Tesouro. É a BNDESPar que vai fazer isso. É ação de mercado, não tem nada a ver com decisão do governo”, disse Gleis. Para Pimentel, o acordo proposto por Diniz e o BTG serviriam também para ampliar a comercialização de produtos brasileiros em outros países. “Vamos ter, pela primeira vez, em uma grande cadeia varejista internacional, produtos industrializados brasileiros lá fora”, declarou Pimentel.

Os depoimentos sugerem a disposição de o governo apoiar as ambições de Diniz em construir um Novo Pão de Açúcar, mesmo diante do impasse com o Casino. Seria uma espécie de Ambev do varejo, dizem analistas, na linha defendida por Luciano Coutinho, presidente do BNDES, de criação de empresas brasileiras com capacidade de concorrer globalmente. Um eventual Novo Pão de Açúcar, no entanto, terá necessariamente de ser aprovado pelo Cade, órgão responsável por zelar pela concorrência. Estima-se que a companhia resultante da fusão teria 37% do mercado varejista nacional, com índices superiores a 60% em grandes centros, como São Paulo.


Fonte:meioemensagem.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Editora Globo anuncia cotas de Londres 2012


Patrocínio multiplataforma abrange exposição na mídia impressa, internet, mobile e iPad por 12 meses


O diretor de mercado anunciante da Editora Globo, Gilberto Corazza, e o diretor de projetos especiais da empresa, Reginaldo Andrade, apresentaram ao mercado publicitário nesta quarta-feira, 29, o projeto Olimpíadas Londres 2012 da Editora Globo e Edições Globo Condé Nast.
São seis cotas de patrocínio, com valor bruto negociado a R$ 6,3 milhões cada, que abrangem 17 revistas, guias de jogos e plataformas mobile, aplicativos no iPad, internet e redes sociais ao longo de 12 meses. Segundo Andrade, a prioridade sobre três cotas, até o dia 29 de julho deste ano, é para os patrocinadores da editora na Olimpíada de Pequim 2008 – Bradesco, Volkswagen e Vivo. As três outras cotas já começam a ser comercializadas a partir desta quarta-feira.
“Em setembro deste ano, começa a entrega do projeto”, afirma Corazza. A expectativa é que a cobertura da Editora Globo atinja mais de 148 milhões de vezes o público (leitor e de internet) por meio de 3,3 milhões de exemplares mensais (de todos os títulos envolvidos no projeto), 8,5 milhões de leitores do meio impresso, 91 milhões de page views/mês e 7 milhões de usuários únicos/mês na internet.
No evento dirigido ao mercado anunciante, agências de publicidade e convidados, o jogador Maurício, duas vezes ouro em Olimpíadas (em Barcelona 92 e Atenas 2004), fez um depoimento sobre as cinco vezes em que jogou pela seleção de vôlei nos Jogos Olímpicos e relatou experiências desde a primeira participação, em Barcelona, até Atenas, em 2004.
Na cobertura jornalística, inédita na história da Editora Globo e Edições Globo Condé Nast, estarão envolvidos 17 títulos – Época, Época Negócios, Época São Paulo, Casa e Jardim, Crescer, Quem, Criativa, Galileu, Casa e Comida, Globo Rural, Marie Claire, Autoesporte, Monet, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Vogue, Casa Vogue e GQ. Ainda, na internet, uma sub-home do site de Época integrará todo o conteúdo, com os acontecimentos mais relevantes das Olimpíadas de Londres. E, por fim, haverá a cobertura simultânea dos aplicativos para iPad de Época, Época Negócios, Autoesporte e Galileu, além da plataforma mobile e das redes sociais das respectivas publicações.
Dentro do projeto, a Editora Globo e Edições Globo Condé Nast premiarão as equipes que conquistarem medalhas de ouro em Londres. O prêmio será de R$ 100 mil e a expectativa é que as modalidades de jogos de equipes (como vôlei) do Brasil conquistem, no mínimo, seis medalhas de ouro, como fez em Pequim em 2008.


Fonte:meioemensagem.com.br

Secom publica edital para licitação de R$ 150 milhões


PAC é tema do briefing da proposta técnica que deverá ser entregue com documentação e proposta comercial no próximo dia 11 de agosto




A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou o edital para a concorrência que irá escolher três agências para administrarem uma verba de R$ 150 milhões anuais. O valor é o mesmo do atual contrato da Secom com as agências Propeg, Matisse e 141 que não será prorrogado até fevereiro de 2013, data limite de prorrogação opcional do governo. O tema do briefing é uma campanha para gerar mais conhecimento público das realizações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A Secom também contratará por licitação uma nova empresa de pesquisa para um contrato de R$ 6 milhões anuais, atualmente administrado pela Meta. A documentação e as propostas técnica e comercial devem ser entregues na sede da secretaria no próximo dia 13 de julho.
 



Fonte:meioemensagem.com.br

Casino acusa Diniz de descumprir acordo


Grupo francês diz que empresário age “em segredo e de forma ilegal”



Esquentou a disputa entre o empresário Abilio Diniz e o grupo francês Casino, sócios da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), holding que controla a rede de supermercados Pão de Açúcar.
Ontem, executivos ligados ao BTG diziam ter feito uma proposta aos acionistas para unir o Pão de Açúcar e as atividades do Carrefour no País. Afirmaram ainda que apresentaram a proposta de negócio ao BNDES, que teria enquadrado a operação e iria agora analisar sua viabilidade financeira.
O BNDES, por sua vez, confirma estar analisando a operação, que terá necessariamente de contar com o aval dos sócios majoritários. O fato de estar analisando o empréstimo, contudo, não é garantia de que será aprovado.
Já o Casino acusa Diniz de costurar em segredo um acordo, envolvendo o controle da CBD, em parceria com o banco de investimentos BTG Pactual e o grupo Carrefour, concorrente direto do Casino no mercado francês.
“Trata-se de proposta estruturada em conjunto, em segredo e de forma ilegal, com o objetivo de frustrar as disposições do acordo de acionistas que regem a CBD e, indiretamente, expropriar do Casino os direitos de controle adquiridos e pagos no ano de 2005. Em 2005, em nova demonstração de compromisso com o Brasil e com a CBD, o Casino adquiriu do sr. Abilio Diniz e de seus familiares o direito de se tornar controlador da CBD em 2012”, afirma o comunicado do Casino.
Diniz, por sua vez, em nenhum momento até aqui falou da possibilidade, permitida pelo acordo desde que ele venda sua participação, de se associar ao Carrefour, criando na prática uma nova rede, com o apoio do BTG e do BNDES. Nesse caso, o negócio iria na linha dos argumentos que levaram à criação da Ambev ou da JBS, dentro da política do BNDES de fortalecer grupos nacionais, de modo a habilitá-los a concorrer no disputado mercado global.
A improvável fusão das atividades do Pão de Açúcar e do Carrefour no País, de qualquer forma, teria de passar pelo Cade, responsável por zelar pela concorrência. Especialistas estimam que a concentração seria considerada excessiva em vários dos principais mercados das duas redes, a começar pela região metropolitana de São Paulo. Antes que chegue neste ponto, contudo, ainda será preciso aguardar o desfecho da atribulada sociedade Diniz-Casino.

Fonte:meioemensagem.com.br

Campanha de conscientização: não jogue lixo na montanha

A campanha que você vai conhecer agora tenta resolver um problema muito distante da realidade brasileira, mas propõe uma solução bem ao estilo We Can Do It da Enox. 


Acontece que nos países em que há neve no inverno, as montanhas se tornam um dos pontos preferidos por turistas. Até aí, maravilha. O problema é que eles acabam deixando um monte de lixo por lá, só que, como neva o tempo todo, o lixo fica encoberto e parece que está tudo limpo. Quando esquenta e o gelo derrete, lá está cerca de 65 toneladas de lixo. 

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Para reduzir esse número, a Mountain Riders Association coletou todo esse lixo, o embalou - como se fosse um produto - e distribuiu no setor de alimentos congelados de supermercados. 

Olha só:

 

A criação é da agência Publicis Conseil, de Paris (França). 





Fonte:blog.enox.com.br

terça-feira, 28 de junho de 2011

Quem é esse tal empreendedor?



Tiago Aguiar
Tiago Aguiar
É advogado e empresário desde 2003. Vencedor do programa O Aprendiz 4 - O Sócio, conquistou sociedade com o publicitário Roberto Justus. Em 2010, estreou o programa Atitude BR - Empreendedorismo na TV na Bandeirantes e atualmente apresenta o Dica PME Atitude BR (em seis edições diárias) no BandNews TV

Mantenha em mente que cada empreendedor é único em sua trajetória.



Você já reparou que há dez anos ouvia-se falar pouco sobre empreendedorismo? Essa atitude transformadora ganhou força com a estabilização da economia brasileira, é claro, mas não podemos deixar de fora os efeitos da globalização e a revolução tecnológica, com a internet.  O fato é que o desejo empreendedor contaminou o brasileiro. Entre 12 e 13% da população economicamente ativa empreende: algo em torno de 14 milhões de pessoas. Além disso, com mais de 5 milhões de empresas no País, as pequenas e médias compõem 98% da nossa economia. Para confirmar essa natureza empreendedora, pesquisas dão conta de que, em 2015, chegaremos a 9,1 milhões de empresas.

Com toda essa vocação, é importante lembrarmos algumas características fundamentais para desenvolver essa atitude empreendedora: é preciso ser capaz de traçar claramente um objetivo e ter persistência e determinação para ir ao encontro dessas metas estabelecidas. É possível dizer, inclusive, que o empreendedor é um eterno "insatisfeito". É essa insatisfação, aliada à capacidade de enxergar seus objetivos, que move o ideal do empresário.  Mesmo em algumas empresas que já tenham atingido certo grau de maturidade é importante não deixar essa visão de lado, de um processo constante de especialização e profissionalismo. Organizações nunca são obras prontas e precisam estar em constante expansão. Afinal, diante do quadro de crescimento econômico, estagnação e retrocesso caminham lado a lado.

O que está por trás disso tudo, então? Sonhos! É a capacidade de sonhar que acaba gerando toda essa clareza de pensamento, resiliência e persistência. Tal qual o triângulo do fogo (no qual se uma das partes deixa de existir, o fogo como resultado final deixa de ser possível), esse quadrilátero formado por sonho, resiliência, persistência e foco é o cenário ideal e necessário para o produto empreendedorismo!  Mantenha em mente que cada empreendedor é único em sua trajetória. Não existem fórmulas de sucesso ou manuais com respostas definitivas. Empreender é ter a capacidade de perseguir seus sonhos. Persiga-os!

Fonte:cidadedomarketing.com.br

Giovanna Ewbank estreia filme para H2OH! Frutas


Atriz é a protagonista da nova campanha da marca

O Flickr da Ambev traz fotos das gravações da nova campanha de H2OH!, com a atriz e modelo Giovanna Ewbank.  O comercial mostra Giovanna entrando em uma lanchonete pedindo um H2OH! Frutas. Ao beber um gole da bebida, as frutas do ambiente começam a flutuar, passando uma sensação de leveza. A situação se repete por diversas cenas até que Giovanna acaba de beber seu H2OH! e as frutas param de voar, como se a magia tivesse acabado. Tudo acontece ao som da trilha "Relator", interpretada pela atriz Scarlett Johansson e por Pete Yorn.




Fonte:cidadedomarketing.com.br

P&G promove mudanças no marketing


O marketing da P&G Brasil promoveu reformulações em sua equipe. Danielle Panissa foi promovida a diretora de marketing responsável pelas marcas Oral-B, Always, Naturella, Tampax, Vick, Hipoglós e Metamucil. Thiago Icassati assumiu a direção de marketing das marcas Pampers, Duracell e Frebreze. Já Rodrigo Finottti é responsável pelo comando da área de operações de marketing na empresa.
Paulo Koelle, que respondia pela diretoria de marketing da P&G Brasil, deixou o posto para embarcar para Cingapura, onde irá assumir como diretor de marketing na áreda de cuidados masculinos na Ásia e Oceania.


Fonte:meioemensagem.com.br

Carrefour anuncia ter recebido proposta de fusão com Pão de Açúcar




O grupo francês Carrefour anunciou nesta terça-feira ter recebido uma proposta de fusão de ativos no Brasil com os da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), do grupo Pão de Açúcar. A proposta foi formulada em 27 de junho pela empresa brasileira Gama, que pertence ao fundo BTG Pactual, com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Caso a operação seja aprovada pelos acionistas dentro dos próximos 60 dias, Diniz poderá ter cerca de 17% do Novo Pão de Açúcar (NPA), enquanto o Casino (maior rival do Carrefour) teria uma participação de cerca de 29% na nova empresa
Se a operação for concretizada, a Gama se tornará um acionista de referência do Carrefour, número dois mundial do setor de distribuição com uma participação de 18% em seu capital. No início da sessão na Bolsa de Paris, após o anúncio da proposta, a ação do Carrefour subia 1,64% a 26,88 euros, enquanto a do grupo Casino, seu principal concorrente, caía 3,02% a 63,91 euros.
"A operação será, a princípio, muito benéfica para o Carrefour, cujos resultados no Brasil são decepcionantes e que em 2010 perdeu a liderança na distribuição de alimentos para a CBD", afirma uma nota de análise do agente da Bolsa Aurel.
"As sinergias e as reduções de custos potenciais, combinada com a força de venda do novo conjunto, devem melhorar a rentabilidade da nova entidade", acrescenta o texto. O comunicado do Carrefour, no entanto, não menciona a posição do seu principal concorrente na França, o grupo Casino, dono de 37% da CBD, principalmente através da holding Wilkes, dirigida em conjunto com a família Diniz.
Antes do anúncio, Carrefour e Casino se enfrentavam a respeito da CBD, cuja rede de 1.647 supermercados faturou 13,7 bilhões de euros em 2010. O grupo Casino apresentou à Câmara Internacional de Comércio uma demanda de arbitragem a respeito do sócio brasileiro. A pedido do Casino, o Tribunal de Comércio de Nanterre, subúrbio de Paris, apreendeu na sede do Carrefour 22 documentos relativos às discussões sobre o futuro da CBD.
O francês Casino sinalizou interesse em consolidar seu controle sobre o Grupo Pão de Açúcar, com aumento de participação na rede brasileira e alertando os parceiros do empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração da varejista brasileira.
A proposta do Pão de Açúcar para o Carrefour prevê que a Gama firme um acordo de acionistas e atue em conjunto com Blue Capital, Colony Blue Investor e Groupe Arnault, que juntos detêm 20,2% dos direitos de voto na varejista francesa.
"Abílio (Diniz) e Casino continuarão sendo acionistas da NPA (...)", disse Pérsio de Souza, sócio da Estárter, em referência ao grupo francês que é sócio do empresário brasileiro no Pão de Açúcar e arquirrival do Carrefour na França.
Souza acrescentou que o acordo de acionistas da Wilkes, holding em que Casino e Diniz dividem o controle do Pão de Açúcar, "não será alterado" e afirmou ainda que se o Casino não aprovar a operação, a união das redes "não sai".
Com informações da Reuters.