quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Gôndola Digital nas farmácias da rede Drogasil

A Enox deu início à implantação do projeto Gôndola Digital, que vai instalar telas nas gôndolas das farmácias da rede Drogasil. O objetivo é ampliar os pontos de contato com os consumidores e expandir o canal digital EnoxTV .





Até o fim da próxima semana, 30 estabelecimentos em todo o estado de São Paulo receberão os equipamentos e já passarão a veicular materiais comerciais e conteúdo exclusivo EnoxTV Farma.





A Enox abre mais uma oportunidade para as marcas falarem com seus consumidores no momento da compra, entrando em contato com pessoas interessadas em saúde, beleza e bem-estar.




Fonte:blog.enox.com.br

Jornais: circulação sobe e maiores caem


Circulação média dos jornais, entre janeiro e abril, aumenta 3,8% e chega a 4,5 milhões de exemplares



Os números consolidados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) apontam crescimento de 3,8% na circulação paga dos jornais no primeiro quadrimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. A média de circulação aumentou de 4.408.732 exemplares entre janeiro e abril do ano passado para 4.576.678, em 2012. Pela primeira vez na história a circulação média ultrapassou a linha dos 4,5 milhões de exemplares.

Entre as maiores circulações, no entanto, não se repete o efeito positivo de crescimento. Dos 20 maiores títulos brasileiros, 14 mantiveram-se estáveis ou sofreram retração nas vendas e assinaturas, cinco ampliaram a circulação e um jornal não era auditado em 2011. Os melhores desempenhos entre eles foram do jornal O Dia, com crescimento de 25,43%; o jornal goiano Daqui, com aumento de 18,43% na base de leitores e o jornal sobre emprego e trabalho O Amarelinho, com 18,19% de crescimento. Extra e Diário Gaúcho cresceram, respectivamente, 7,1% e 4,47%. As maiores quedas foram a do Meia Hora (-9,77%); do Expresso da Informação (-7,93%) e o Aqui (-7,13%). Primeiro lugar em circulação no Brasil, o mineiro Super Notícia, manteve-se estável, com leve queda de 0,12% (leia detalhes na tabela abaixo). 










Fonte:meioemensagem.com.br

Super Bowl 2013: metade das cotas vendidas

Rede CBS anunciou que já conseguiu comercializar metade daquela que é considerada a atração com maior audiência da TV norte-americana


Edição de 2013 do SuperBowl já tem parceiros comerciais garantidos e pode, novamente, quebrar recordes de audiênciaCrédito: Reprodução

Faz apenas quatro meses que os norte-americanos pararam diante da TV para acompanhar a edição do Super Bowl de 2012. Mesmo assim, a CBS, rede de TV dos Estados Unidos que irá transmitir a próxima edição do evento, já está com a cabeça (e com as cifras) totalmente voltadas à temporada de 2013. Nessa semana, a CBS anunciou que, até o momento, já vendeu 50% das cotas de patrocínio para o evento do próximo ano.

De acordo com o vice-presidente de vendas e de marketing da área de esportes da CBS, John Bogusz, o mercado se mostra muito aquecido e empolgado com o evento e, nos próximos dias, a emissora deverá ter comercializado cerca de 80% do total de cotas. Segundo ele, as empresas automobilísticas são as responsáveis por boa parte dessas vendas de patrocínio antecipadas. No ano passado, a NBC, que realizou a transmissão do evento em sinal aberto, havia comercializado cerca de 65% do total de cotas do SuperBowl (que aconteceu, em 2012, no dia 5 de fevereiro) no início do mês de junho.

Uma baixa, porém , já foi sentida pela CBS. A General Motors, um dos fieis anunciantes do Super Bowl, já declarou que não participará do grande evento esportivo em 2013. Nos últimos anos, a GM ficou de fora do SuperBowl apenas em 2010, quando ainda sofria os abalos que a crise financeira trazia para seus negócios no mercado norte-americano.

Um dos motivos que pode ter propiciado a saída da GM do time de anunciantes do SuperBowl foi o alto preço do anúncio – o evento é considerado o produto televisivo com intervalo comercial mais caro do mundo. Estima-se que, em 2013, por cada espaço de 30 segundos no intervalo do jogo, cada anunciante pagará uma quantia entre US$ 3,5 milhões e US$ 3,8 milhões. Mas, mesmo com a baixa da GM, a CBS está conseguindo garantir a participação de grandes marcas de outras áreas, como bebidas e estúdios de cinema.

O alto custo do anúncio é justificado pela penetração imensa do Super Bowl nos consumidores americanos. Nesse ano, o evento, transmitido de Indianapolis, bateu um novo recorde, tornando-se a atração televisiva mais assistida da História dos Estados Unidos, sendo vista por 111,3 milhões de espectadores, de acordo com dados da Nielsen.

Com informações do Advertising Age.










Fonte:meioemensagem.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ogilvy volta ao topo entre maiores agências

Agências & Anunciantes aponta crescimento de 60% e empresa assume a segunda posição no ranking das maiores de 2011


O principal feito da Ogilvy em 2011 foi a concentração na agência da verba da Claro

Do apetite dos anunciantes em aumentarem ou não sua presença na mídia, depende a fatia mais relevante da remuneração das agências de publicidade e, consequentemente, o sobe-e-desce no ranking brasileiro. Nos números do ano passado, a maior surpresa é o ótimo desempenho da Ogilvy, que cresceu 60% seu faturamento com compra de mídia, que chegou aos R$ 936 milhões e a levou de volta ao segundo lugar do ranking, posição que não ocupava desde 2003. A diferença de apenas R$ 22 mil reais para a terceira colocada, a AlmapBBDO, evidencia um empate técnico, mas já faz a alegria de Martin Sorrell, CEO do WPP, que gosta de dizer que controla as três maiores agências do Brasil – o que os números desmentem. Na verdade, o que há agora é uma dobradinha do WPP, já que a Y&R segue imbatível no primeiro lugar. A R$ 130 milhões de distância de Ogilvy e Almap está a quarta colocada JWT. Ou seja, o correto é dizer que o WPP controla três das quatro maiores agências do País: Y&R, Ogilvy e JWT.

O principal feito da Ogilvy em 2011, que explica boa parte de seu crescimento, foi a concentração na agência da verba da Claro, anteriormente dividida com a F/Nazca S&S. “Nosso maior desafio do ano passado foi a concentração da conta da Claro, que deixou conosco toda a sua verba de publicidade, digital, marketing direto e de ponto de venda”, confirma o CEO Luiz Fernando Musa. O cliente respondeu por 20% do total de compra de mídia feito pela agência.

No caso da Y&R, que cresceu 14% no ano passado, o maior cliente Casas Bahia representou 57% da compra de mídia total, de R$ 2,2 bilhões – índice que cresce para 62% se considerado também o Ponto Frio, dos mesmos controladores. Entretanto, mesmo sem Casas Bahia, a Y&R continuaria na liderança do ranking, que só perderia se fosse também subtraída a verba de Ponto Frio.

O segundo melhor desempenho entre as 10 líderes do ranking foi da Euro RSCG, que cresceu 24%, atingindo R$ 668 milhões, no embalo da alta de 32% no investimento em mídia da Reckitt Benckiser, que responde por 62% da compra total de mídia da agência. O baque da perda de Nova Schin, que migrou para a Leo Burnett Tailor Made em setembro, só será sentido nos números de 2012 da Euro RSCG.

Outra surpresa no top 10 é a chegada da Publicis, mas ela se explica mais pelo fato da agência ter passado a somar ao seu o resultado de outras duas agências: Salles Chemistri e Publicis Red Lions (antiga GP7). Considerando o resultado das três em 2010, que somadas teriam ficado em 12º lugar, e o consolidado na Publicis em 2011, a alta foi de 7% – um pouco abaixo da média de 9% de todo o mercado.

Ainda na onda de clientes com muito peso em uma só agência, a Multisolution (13ª do ranking) cresceu 45% em 2011 carregada pela Cervejaria Petrópolis, responsável por 90% do resultado da agência, que perdeu a conta neste ano para a Y&R.

Vale mencionar também as altas de 37% da Giovanni+DraftFCB (16ª) e de 51% da Taterka (23ª), cuja performance despertou o interesse do Publicis Groupe em aumentar sua fatia na agência, atualmente em 5%. As negociações em curso devem levar à transferência do controle acionário para a holding francesa.
Há entre as cinquenta maiores agências brasileiras duas houses: PA Publicidade (26ª), do Grupo Pão de Açúcar; e My Propaganda (28ª), da Hypermarcas. E também algumas agências de uma conta só, como P&M (37ª), que dedica-se exclusivamente ao atendimento da Quimica Amparo; e Big Man (45ª), que cuida da comunicação das Lojas Riachuelo.

Em termos de quedas entre as grandes do top 20, a Fischer & Friends caiu 19%; a Z+ encolheu 10%; e a DM9DDB amargou baixa de 8%. No caso de Fischer e DM9, reflexos da perda do Ponto Frio, varejista que ajudava a inflar os números de ambas até 2010. No caso da Z+, o problema foi que a Hyundai Caoa posou no freio, diminuiu em 24% sua verba que responde por 69% do faturamento da agência.




Fonte:meioemensagem.com.br

Agências & Anunciantes: Unilever x Casas Bahia

Multinacional se aproxima de varejista e acirra briga pela primeira posição no ranking dos maiores anunciantes do País. Também se destaca a alta dos investimentos em compra de mídia das empresas de higiene e beleza



No ano passado, como mostra o ranking Agências & Anunciantes, a Unilever aumentou em 25% os aportes em mídia. Ela deve manter seu ritmo aceleradoCrédito: Fotolia


Principal segmento anunciante do País, o varejo ocupa a liderança do ranking Agências & Anunciantes, publicado porMeio & Mensagem, desde 2003, quando a Casas Bahia ultrapassou a Unilever, que, durante anos, ocupou a primeira posição na lista. No entanto, a diferença entre os investimentos das duas empresas, que superava R$ 760 milhões em 2005 (momento em que a verba de marketing da varejista era quase quatro vezes maior que a da concorrente), agora está em R$ 271 milhões. Essa diminuição no tamanho do budget promete uma disputa acirrada pela ponta nos próximos anos.

A Unilever elevou os aportes em mídia em 25% no ano passado, chegando perto do primeiro bilhão: R$ 995 milhões. A multinacional deve manter o ritmo acelerado, embalada pela renovação de 70% do portfólio no Brasil, o que incluiu o lançamento da linha de cuidados para o cabelo Tresemmé (novembro de 2011) e o de uma nova fórmula do sabão para roupas Omo, neste ano.

A Casas Bahia, por sua vez, está mais comedida desde a fusão com o Grupo Pão de Açúcar, no final de 2009. A partir daí, os investimentos da maior bandeira de varejo do País registraram incrementos modestos, da ordem de 3%, tanto em 2010 quanto em 2011, quando aplicou o montante de R$ 1,266 bilhão em compra de mídia. No próprio ano em que o negócio com o conglomerado da família Diniz foi fechado, a rede reduziu os aportes: queda de 2%, que resultou na verba de R$ 1,186 bilhão.

A tendência indica que a Unilever poderá retomar o primeiro posto nos próximos anos, se for mantido esse cenário. Vale ressaltar que os números do Grupo Pão de Açúcar (18º lugar no ranking dos 300 maiores anunciantes) e do Ponto Frio (45º), integrantes do mesmo conglomerado de Casas Bahia, são lançados separadamente na publicação Agências & Anunciantes, cujos valores são obtidos a partir do cruzamento dos dados do Projeto Inter-Meios e do Ibope Monitor, considerando os descontos negociados entre as agências e os veículos para a compra de espaços comerciais. A edição especial circula com o número 1511 de Meio & Mensagem.

Setores em alta

Outro grande player de higiene e beleza, a Procter & Gamble, também registrou alta expressiva no período. Com forte desembolso em comunicação, que ajudou a expandir o índice de conhecimento da marca institucional de 10% para 74%, aliado ao patrocínio aos Jogos Olímpicos, a companhia aumentou os aportes em mídia em 26%, com a elevação para R$ 372 milhões. Com isso, saltou da décima para a sétima posição no ranking, uma atrás da Reckitt Benckiser (RB).

A RB, outra concorrente de peso do setor de bens de consumo não duráveis, apresentou aumento maior ainda: 32%, com o acréscimo ao orçamento de R$ 415 milhões. No entanto, a maior evolução no Top 10 foi a da Cervejaria Petrópolis, com alta de 50%, passando do nono para o quarto posto e investindo R$ 447,5 milhões, logo atrás da concorrente Ambev, com R$ 516,3 milhões.


Confira o top 10 de anunciantes (o ranking com as 300 empresas listadas está na edição especial Agências & Anunciantes, distribuída aos assinantes de Meio & Mensagem):






Fonte:meioemensagem.com.br

Visite apartamento em shopping

O Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, ganhou uma instalação bem legal da Plaenge. Para divulgar o empreendimento Arboretto, a construtora adesivou o piso central do shopping com a planta em tamanho real do prédio.



Para deixar ainda melhor, colocaram mesa, cadeira e sofá em seus respectivos "cômodos".
Boa ideia para mostrar o tamanho do apartamento sem precisar sair dali para visitá-lo!





Fonte:blog.enox.com.br

Vivo 3G acelera a malhação

O novo plano 3G Plus da Vivo é garantia de uma navegação até 3 vezes mais rápida. E como velocidade e performance tem tudo a ver com quem frequenta academias, a Enox levou a campanha para as bicicletas e esteiras dos estabelecimentos em São Paulo e Rio de Janeiro.









A campanha acontece durante os meses de maio e junho nos estabelecimentos.



Fonte:blog.enox.com.br

L'Oréal Arginina nas lojas Riachuelo

A nova linha de produtos da L'Oréal acaba de chegar ao mercado. A Elseve Arginina Resist X3 é uma gama revolucionária para tratamento da queda de cabelos. E para anunciar esta novidade, a marca contou com a Enox. Nós levamos a campanha para dentro das Lojas Riachuelo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.





As mulheres que visitaram a Riachuelo em busca de um novo look, foram envolvidas pela comunicação espalhada por todos os setores das lojas. Apliques nas araras, banners de tecido nos provadores, displays nos caixas e vinheta no canal de TV In-Store foram os estímulos da ação da L’Oréal, que também conta com experimentação, através de promotoras aplicando o produto nas consumidoras.















A campanha acontece dentro das lojas Riachuelo durante todo o mês de maio.



Fonte:blog.enox.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saturday Night Live: quatro cotas vendidas


Programa de Rafinha Bastos entrará no ar com um bom desempenho comercial


Apresentador comandará a nova atração, que é um dos programas humorísticos de maior sucesso no mundo Crédito: Divulgação
 
O novo programa de Rafinha Bastos, uma das maiores apostas da RedeTV para o ano de 2012, já entrará no ar com um bom desempenho comercial. A emissora já havia conseguido comercializar três cotas de patrocínio para a atração, que foram adquiridas por Guaraná Antarctica, Skol e Nestlé (sendo que essa última foi anunciada essa semana).

Nessa quarta-feira, 9, porém, a RedeTV incluiu mais um anunciante no time do Saturday Night Live: a marca Hot Pocket (Sadia). Cada uma dessas cotas de patrocínio tinha um valor de tabela de médio de R$ 6 milhões. Apesar do nome original, a versão brasileira do formato da Endemol irá ao ar nas noites de domingo. Inicialmente, a data prevista para a transmissão da atração era o dia 13 de maio. Nessa semana, porém, a RedeTV declarou que a previsão de estreia do Saturday Night Live ficou para 20 de maio. Rafinha Bastos é o produtor executivo do programa.

Nessa semana, a emissora também anunciou o nome de seu novo superintendente comercial. O escolhido foi o publicitário Paulo Leal, que assume a vaga deixada há mais de quatro meses, quando Otaviano Pereira deixou a RedeTV.




Fonte:meioemensagem.com.br

Brad Pitt exala a marca Chanel No. 5


Ator é o primeiro homem a divulgar uma das marcas mais famosas de perfume do mundo


Brad Pitt é o novo embaixador da marca lançada em 1922 por Coco Chanel Crédito: Divulgação
 
O ator Brad Pitt é o primeiro homem a endossar a marca Chanel No. 5, um dos perfumes mais famosos do mundo, lançado pela francesa Coco Chanel em 1922. A previsão é que a primeira campanha comece a ser filmada ainda nesta semana em Londres.
A marca, que ao longo de sua história já teve Marilyn Monroe, Catherine Deneuve e Nicole Kidman entre suas estrelas, pode agora estar em busca de rostos capazes de diversificar os seus apreciadores, aumentando a sua percepção entre ambos os sexos ou apenas reforçando a atração das mulheres.
Mas de acordo com o Advertising Age, Pitt pode ser apenas mais um rosto bonito. O portal convidou seus leitores a avaliar uma série de anúncios lançados pela marca nas últimas décadas na tentativa de avaliar se a contratação de Brad Pitt será mesmo uma boa estratégia para a marca. Para ver os anúncios, clique aqui.



Fonte:meioemensagem.com.br

Nike abre concorrência


Atendida atualmente pela F/Nazca, conta brasileira pode seguir para a W+K São Paulo



A Nike prepara uma concorrência por sua conta publicitária brasileira que deve envolver quatro agências. Entre as convidadas estão a F/Nazca S&S, que atende o anunciante há sete anos, e a Wieden + Kennedy São Paulo, que pretende estender para o Brasil o bom relacionamento internacional que tem com a marca esportiva. À seu favor, o escritório local da W+K tem o fato de Nike ser um cliente icônico da rede, que nasceu em Portland, nos Estados Unidos, em 1982, justamente para atender esta conta. Além disso, a W+K chegou a Londres em 1998 também à reboque da Nike. Atualmente, a rede atende a conta na maioria de seus escritórios: Portland, Londres, Nova York, Amsterdã e Xangai – a W+K também



Fonte:meioemensagem.com.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

RedeTV anuncia Paulo Leal no comercial

Publicitário assume a superintendência do departamento, cargo que estava vago há quatro meses


Depois de quatro meses vazia, a cadeira da superintendência comercial nacional da RedeTV já tem um novo ocupante. A partir desta semana, o publicitário Paulo Leal assume o posto, com a missão de coordenar a fase de reestruturação pela qual a emissora vem passando neste ano de 2012.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, Leal já passou por grandes veículos de mídia, como MTV, ESPN, HBO e TVA. Também atuou em agências como Dentsu, AlmapBBDO e JWT. Mais recentemente, estava atuando na área de entretenimento e eventos, passando por empresas como Time For Fun, Dream Factory e XYZ.

Leal assume o posto que estava vago desde a saída de Otaviano Pereira, que deixou a emissora há pouco mais de quatro meses. Nessa segunda-feira, 7, ele já começou a dar expediente na RedeTV, fazendo reuniões com as equipes do marketing e comercial.



Fonte:meioemensagem.com.br

XIV EXPROM - Exposição de Promoção de Vendas e Merchandising



A XIV Exposição de Promoção e Vendas de Merchandising será nos dias 22 e 23 deste mês no Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire. Na terça-feira, a abertura para o público será às 16h, mas pela manhã, a partir das 10h, os alunos já estarão envolvidos na produção do evento.
Já na quarta-feira, a programação acontecerá das 18h às 22h. A iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda da UnP permite que agências formadas por alunos apresentem peças criadas para clientes reais do mercado.


Fonte:unp.br/noticias

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Doritos invadem os bares do Brasil






Fonte:blog.enox.com.br

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Likes do Facebook nos cabides C&A


C&A Fashion Like

Antecipando o Dia das Mães, a C&A ativou uma ação que está integrando o Facebook com a vida real de suas consumidoras. A "Fashion Like" oferece um aplicativo na rede social, onde é possível visualizar e curtir as peças da coleção C&A. Esses Likes são exibidos em tempo real dentro da loja física, assim as clientes podem contar com uma segunda opinião para escolher os presentes.

C&A Fashion Like

Entenda melhor no vídeo:




Fonte:blog.enox.com.br

Um abraço. Esse é o preço de uma Coca-Cola na Cingapura.

Instalada na Universidade Nacional de Cingapura, a HugMe Machine trouxe mais afeto e felicidade para as pessoas. A ação faz parte da campanha “Open Happiness”, criada pela Ogilvy & Mather que incentiva o otimismo, positividade e diversão. E você, acha que seu abraço vale uma Coca-Cola?



 



Fonte:http://www.hypeness.com.br

Inovação para crianças: Playground criativo para crianças criativas

Quem falou que brincadeira não é coisa séria? Dá uma olhada nesses playgrounds que ficam em diversos bairros de Copenhagen, na Dinamarca. Foram desenvolvidos pela Mostrum, empresa focada em design visual, desafios e habilidades motoras, e segurança.
A ideia era criar um espaço de lazer que fosse criativo, estimulante e seguro para as crianças, onde, segundo eles, “a fantasia é infinita”. E deu super certo! Dá para fazer inveja em qualquer adulto.













Fonte:http://www.hypeness.com.br

Uma maneira criativa de organizar os seus livros


Home é a nova instalação da colombiana Miler Lagos e traz uma nova visão sobre como organizar seus livros e criar um novo ambiente em sua casa utilizando os livros que estão mofando na estante.

 
 
Fonte: http://www.hypeness.com.br

Fotógrafa cega tira uma foto por dia durante 1.000 dias

Amy Hildebrand nasceu parcialmente cega por causa do albinismo. Ela conseguia somente enxergar algumas cores e formas, mas, de um tempo para cá, começou a enxergar sombras também, o que a motivou a iniciar o projeto “With little sound” no qual ela tira uma foto por dia, com o objetivo de chegar em 1.000 fotos. Ela está quase lá – já tirou 924 fotos incríveis que podem ser vistas no seu blog. Selecionamos algumas delas pra vocês: