sexta-feira, 27 de abril de 2012

ProXXIma 2012 reúne grandes nomes do crowdsourcing

Modelo colaborativo de produção em rede será um dos destaques do evento


 
Shaum Abrahamson, da Mutopo

O poder das redes no desenvolvimento de produtos e tecnologias será um dos temas do evento ProXXIma 2012, que acontece nos dias 9 e 10 de maio, no Sheraton WTC, em São Paulo. Realizado pelo Grupo Meio & Mensagem, o encontro irá reunir os principais nomes do crowdsourcing nacional e internacional para debater como empresas e agências estão adotando o modelo. Shaum Abrahamson, fundador da consultoria Mutopo, apresentará cases da Starbucks e da Lego, que mobilizaram multidões nos Estados Unidos em torno de suas causas.
Representantes dos brasileiros, Reinaldo Pamponet, sócio da It`s Noon, levará ao palco o case do Santander, que será apresentado juntamente com Paula Nader, diretora de marketing do banco, e Renata Serafim, diretora de planejamento da Talent.
Além do palco principal, o evento terá os espaços ProXXIma Garage, ProXXIma Young e ProXXIma Tech, com apresentações paralelas ao auditório principal. O evento ProXXIma 2012 tem como patrocinadores Abril Mídia, Estadão, Experian Marketing Services, Globo.com, Grupo RBS e Minha Vida.

SERVIÇO:

ProXXIma 2012

Local: Sheraton WTC
- Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.559

Datas e horários: 9 e 10 de maio de 2012, das 9 às 18h30

Evento pago




Fonte:meioemensagem.com.br

C&A lança o canal YouTube Moda no País

Rede de varejo fecha patrocínio de novo espaço do portal, uma iniciativa pioneira no Brasil. Parceria abre mais espaço para conteúdo criado por consumidoras


Canal de moda do YouTube foi lançado com patrocínio de um ano com C&A; conteúdo é gerado por vlogueiras Crédito: Divulgação
 
Nesta quinta-feira, 26, entra no ar o canal youtube.com/moda. O novo espaço do portal no Brasil conta com uma parceria especial para seu lançamento. A C&A fechou parceria de um ano com o Google, dono do YouTube. Projetos como esse existem nos Estados Unidos, caso do canal do site dedicado à beleza, chamado Destination Beauty, disponível para as consumidoras norte-americanas há cerca de um ano. Por aqui, esta foi a primeira iniciativa do gênero, abrindo possibilidades para o portal negociar mais canais focados em um conteúdo específico.
O YouTube Moda nasceu como projeto no segundo semestre do ano passado. A complexidade de implantá-lo, saindo da fase de conceito para se concretizar em um canal especializado, exigiu um prazo maior para acerto entre as partes e para desenvolvimento. “Estávamos conversando com o YouTube quando veio a proposta. Vídeo é a nova navegação e o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. E a gente já estava procurando algo único para a C&A”, detalha Fábio Saad, diretor de mídia online da DM9DDB, agência que atende a marca e se envolveu com o projeto desde o princípio.

Não se trata de um brand channel. A C&A tem seu próprio canal no portal há um ano, no qual destaca ações publicitárias e lançamentos de coleções. Com a parceria assinada com o YouTube, cria-se um espaço em que cinco mulheres – Joanna Moura, Helô Gomes, Mariana Santarém, e a dupla Paula Martins e Chris Francini – sobem vídeos sobre o mundo da moda. Isso inclui passarelas, tendências, dicas, tudo no formato audiovisual. Elas produzem conteúdo com base em suas experiências como blogueiras focadas no tema. A C&A surge como patrocinadora pelo período de um ano. No novo canal, a empresa tem também um espaço para veicular a marca, mas não interfere no material que vai ao ar. Para a rede, assim como para o Google, é fundamental que os internautas percebam o YouTube Moda como uma plataforma produzida por consumidoras comuns, e não por equipes de marketing, por exemplo.
“O canal está de acordo com nossa estratégia de dar visibilidade para a moda de um modo diferente. Para a gente, a proposta caiu como uma luva”, diz Elio França, diretor de marketing da C&A. Segundo ele, por meio desse patrocínio ao canal a empresa pode entender melhor o que o público quer. “Temos buscado no ambiente digital fazer mais do que mera publicidade. E, por acreditar nisso, investimos em conteúdo e também evitamos fazer campanhas para simplesmente arrecadar likes”, explica.

As vlogueiras têm perfil eclético. Uma defende que não é preciso ceder a qualquer impulso consumista. Outra gosta de falar de acessórios. Há quem faça consultoria na casa dos outros ou tutoriais de maquiagem e moda. “Tivemos uma primeira seleção, com 30 nomes. Depois, separamos em dez e, então, fizemos testes de VT. As escolhidas têm liberdade criativa e receberam dicas para fazer vídeos”, revela Fernanda Cerávolo, criativa da área conhecida como The Zoo (criada no ano passado no Google Brasil para mostrar a agências e marcas como as plataformas da companhia podem ser usadas de forma mais criativa). Desse processo participou a produtora Damasco, uma parceira de conteúdo.

Para Fernanda, ao aceitar estrear o projeto, a C&A demonstrou o quanto ousa no cenário digital. “Lá fora, temos até estúdio para apoiar esse tipo de conteúdo, que é aberto e está de fato na mão do consumidor. Aqui, estamos trabalhando mais fortemente nessas propostas neste ano. Buscamos parcerias interessadas nessa estratégia de geração de audiência”, completa. Segundo ela, atribuir à marca essa ousadia se justifica em razão de a produção do conteúdo ser aberta. Não faria sentido, afinal, criar algo no YouTube que não tivesse a cara do portal. “O YouTube é pautado por esse foco no usuário. São 800 milhões de usuários por mês. E 70% da audiência da web brasileira passam por ele”, afirma.



Fonte:meioemensagem.com.br

NBS lança Rio+Rio e anuncia unidade

Agência terá um escritório na comunidade carioca Santa Marta, a primeira a receber uma UPP e ser pacificada no Rio de Janeiro


Evento faz parte da comemoração dos 10 anos da agência Crédito: Rodrigo Castro
 
Em um evento que contou com um debate que teve entre seus participantes o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e a jornalista da Globo Miriam Leitão, a NBS apresentou o projeto Rio+Rio. Clientes, colaboradores, jornalistas e outros profissionais foram convidados pela agência a ir na manhã desta quinta-feira, 26, à quadra da comunidade Santa Marta, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, para vivenciar a experiência de estar na primeira região que recebeu uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e foi pacificada no Rio de Janeiro.
A iniciativa está incluída no projeto da NBS que foi criado como parte das comemorações da agência de publicidade por seus dez anos de mercado. Além de uma apresentação com detalhes do projeto Rio+Rio, o evento contou com um debate com representantes de todos os envolvidos na transformação pela qual a cidade do Rio de Janeiro passa na área de segurança pública, incluindo aí executivos da Light, que está regularizando o fornecimento de luz em milhares de casas das 21 comunidades pacificadas até agora, e do Santander. O banco já trabalha há algum tempo o projeto Rio 2100, que envolveu a abertura da primeira agência bancária em uma comunidade, na época, ainda não pacificada.
André Lima, sócio e diretor de criação da NBS, atuou como mestre de cerimônias no evento em que a diretora de planejamento Taciana Abreu detalhou a pesquisa desenvolvida com a Copernicus para avaliar os efeitos que a instalação das UPPs teve na população carioca.
Além de intermediar o debate, ele anunciou a criação de uma NBS dentro da comunidade carioca, reforçando os planos da agência de ser uma interlocutora entre as marcas e as comunidades do Rio, auxiliando na geração de negócios. A nova unidade da NBS ainda não tem previsão para se inaugurada já que nesta semana começaram as obras na casa que funcionará como um QG do projeto Rio+Rio no morro Dona Marta.
O projeto
“Queríamos um projeto marcante, que reafirmasse a relação da NBS com o Rio nestes dez anos de agência. Criamos o Rio1416, para compreender as oportunidades e desafios da cidade, queríamos convidar empresas para participar do debate. A ideia era falar de Copa e Olimpíadas, mas quando começamos as conversas, vimos que as pessoas queriam falar de UPP”, explica o sócio e diretor de criação da NBS.
Ele conta que ficou claro que a transformação que esperavam com os dois eventos mundiais, já era realidade, estava acontecendo com a iniciativa de segurança pública. “Com isso renomeamos o projeto para Rio+Rio e fomos entender as UPPs, mergulhamos de verdade e estamos há mais de um ano estudando isso”, fala.
A pesquisa com a Copernicus levantou dados como uma elevada aprovação das UPPs pelos cariocas, indicando que a satisfação com a segurança pública é de 60% e o impacto dela na política seria de 90%. O estudo mostrou que a palavra UPP é hoje emblemática na cidade e que a utopia do carioca está acontecendo: 10% da população já é impactada diretamente com a iniciativa do Governo Estadual local. “É como se uma nova cidade, de 630 mil habitantes, surgisse dentro da cidade”, explica a diretora de planejamento da NBS.
Lima lembrou que este é um novo contingente de pessoas que começa a se relacionar com marcas, adotando novos serviços. A meta é que o número de pessoas impactadas aumente muito mais, já que hoje as UPPs estão em 21 comunidades e o plano é que estejam em 40 até 2014.
“Cada um tem o seu papel e o nosso é ser uma ponte entre as marcas e as comunidades”, explicou Lima. Ele acrescentou que este é um projeto que ajuda a NBS à re-significar seu papel como empresa. “Não somos uma agência de comunicação apenas, isso é o que a gente faz para viver. Como empresa temos nossas obrigações e outras responsabilidades, e a gente não queria negligenciar que este é um papel nosso. O objetivo é que o projeto gere lucro pra gente, margem, para ser sustentável”, disse.
Para ele, o grande papel da agência nesta iniciativa é provocar marcas e anunciantes a saírem da coisa de apenas falar bem das UPPs. “E fazerem coisa práticas, ações. Tem um mundo de oportunidades, carências, um déficit social enorme a ser coberto, queremos achar possibilidade de negócios. Vamos estimular empresas a criarem projetos de produtos e serviços, gerando desenvolvimento”, concluiu.



Fonte:meioemensagem.com.br

TV paga em quase 1 milhão de novos lares

No primeiro trimestre de 2012, serviço cresce 7,31% no Brasil; ao todo, mais de 45 milhões de pessoas já tem acesso aos canais fechados


Expansão da base do serviço segue em bom ritmo; somente em março, mais de 350 mil pessoas tornaram-se assinantes Crédito: Divulgação
 
A TV por assinatura segue em ritmo de expansão nos domicílios brasileiros. Somente no primeiro semestre de 2012, quase 1 milhão de novas casas passaram a contar com o serviço. De acordo com o balanço mensal divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos meses de janeiro, fevereiro e março, o setor ganhou 931,4 mil novos assinantes, o que configura um crescimento de 7,31% em relação ao primeiro trimestre de 2011.

Com esses dados, o total de lares com TV paga no Brasil alcançou o número de 13,7 milhões. Somente no mês de março, 355,9 mil pessoas passaram a assinar o serviço. Considerando os critérios populacionais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os canais pagos já são acessíveis para uma parcela de 45,13 milhões de brasileiros.

Em termos de tecnologia, o satélite (DTH) continua à frente do cabo. Até o final do mês de março, 56,6% dos serviços de TV paga eram fornecidos via satélite, enquanto 41,8% recebiam o sinal via cabo. 



Fonte:meioemensagem.com.br

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Raphael Vasconcellos troca AgênciaClick pelo Facebook

VP executivo de criação da Click vai integrar equipe de Alexandre Hohagen




Como antecipado pelo portal ProXXIma, Raphael Vasconcellos deixará nos próximos dias a posição de vice-presidente executivo de criação da AgênciaClick Isobar, onde está há 12 anos, para assumir um cargo criativo no escritório regional do Facebook, em São Paulo. Ele passa a integrar a equipe de Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina. A Click informou que ainda não há substituto para a posição de Raphael. Para Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar, a saída de Vasconcellos reflete um ciclo natural do mercado. “Raphael faz parte da quarta geração de líderes criativos que ganharam visibilidade na AgênciaClick, como Mauro Cavalletti, PJ Pereira e Ricardo Figueira. Ele sai para uma empresa que tem uma atuação diferente da nossa, em busca de um novo tipo de trabalho e desafio. Desejamos sucesso”, disse. Procurado, o Facebook ainda não se manifestou sobre o assunto.







Fonte:meioemensagem.com.br

AlmapBBDO é pentacampeã do Wave Festival

Pelo quinto ano consecutivo, empresa conquista o título de Agência do Ano no evento, realizado no Rio de Janeiro





"Máquina de Dinheiro", da AlmapBBDO para Peixe Urbano, levou o GP em PromoCrédito: Divulgação


A AlmapBBDO é pentacampeã na
disputa pelo título de Agência do Ano do Wave Festival in Rio, que entrega seus prêmios nesta quarta-feira, 25, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Desta forma, mantém-se como única vencedora do troféu. Nesta quinta edição do evento, a Almap conquistou 2 Grand Prix (Promo e Cyber), 5 Ouros, 6 Pratas, 5 Bronzes e ainda incluiu 28 peças nos shortlists.



Na disputa pelo título de Agência do Ano, a segunda colocada foi a F/Nazca S&S (1 Blue Wave, 1 Grand Prix, 5 Ouros, 1 Prata, 7 Bronzes e 16 shortlists), seguida por Ogilvy Brasil, Giovanni+DraftFCB, Del Campo Nazca S&S, Y&R Argentina, Ogilvy Argentina, JWT Brasil, Lion Communication México e Fischer&Friends.

O Wave Festival 2012 entregou 206 prêmios para agências e anunciantes de dez países. Os anfitriões brasileiros mantiveram a dianteira, com certa folga, com 110 prêmios, sendo 5 Grand Prix, 1 Blue Wave, 31 Ouros, 31 Pratas e 42 Bronzes, além de 168 peças incluídas em shortlists. Na vice-liderança aparece a Argentina, com 56 prêmios, sendo 2 Grand Prix, 15 Ouros, 18 Pratas e 21 Bronzes, além de 69 peças em shortlists. O terceiro colocado é o México, com 12 prêmios, sendo 4 Ouros, 5 Pratas e 3 Bronzes, além de 16 pelas em shortlists.

Na sequência, aparecem Colômbia (1 Ouro, 2 Pratas e 6 Bronzes, mais 16 shortlists), Chile (4 Pratas, 3 Bronzes, mais 9 shortlists), Uruguai (1 Ouro, 2 Pratas, 1 Bronze, mais 5 shortlists), Venezuela (3 Pratas, 1 Bronze, mais 6 shortlists), Peru (2 Bronzes e 5 shortlists), Costa Rica (1 Prata e 1 shortlist) e República Dominicana (1 Bronze e 1 shortlist)








Fonte:meioemensagem.com.br

Publicidade digital deve faturar R$ 4,7 bi este ano


Projeção é do IAB e representa crescimento de 37,3% em relação ao ano passado



O investimento em publicidade online, que inclui os segmentos de display e de busca (search) deve chegar a R$ 4,645 bilhões, o que significa uma expansão de 37,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) e foram apresentados pelo presidente da entidade, Fábio Coelho, que também é o principal executivo do Google no Brasil. Segundo Coelho, se essas projeções se confirmarem, o share do meio digital deve chegar a 13,7% do total do faturamento publicitário, estimado em R$ 33,8 bilhões até o final deste ano (foi de R$ 31 bilhões no ano passado) e, com esse resultado, a internet deve se tornar o segundo meio em faturamento com publicidade, à frente dos jornais e atrás apenas da TV aberta.

O executivo afirma que a internet deve crescer quatro vezes mais do que o mercado publicitário: o aumento estimado é de 43,5% para o meio digital, 17,8% para a TV paga, 12,1% para mídia out-of-home, 9,2% para TV aberta, 3,8% para jornal, 3,5% para revista e 3,3% para rádio. Cinema e guias e listas devem continuar a registrar queda, como nos anos anteriores, com previsões de -6,4% e -2,6%, respectivamente.

No exercício de 2011, a internet faturou R$ 3,339 bilhões, dos quais R$ 1,454 bilhão veio de display (aumento de 19,24% em relação a 2010) e R$ 1,884 bilhão foi gerado por search (expansão de 55% na comparação com 2010). Para este ano, se confirmadas as projeções do IAB, o segmento de display deve crescer 25%, para R$ 1,818 bilhão, e o de search deve aumentar 55%, para R$ 2,827 bilhões.

Ad networks

Para chegar ao volume de faturamento publicitário digital, o IAB contabiliza o investimento publicitário em portais (como UOL, Terra, MSN, Yahoo, iG, Globo.com, R7 e outros), nos buscadores (que passaram a compor a publicidade digital em meados do ano passado e abrangem Google, Yahoo, Bing/Microsoft, Buscapé e Ask.com - que representam 95% dos serviços de busca) e em ad networks (como Hi-Mídia e boo-box). Por enquanto, as redes sociais mais importantes - Facebook, Twitter e LinkedIn - ainda não estão contempladas. Segundo o presidente da IAB, Fábio Coelho, no entanto, é uma questão de tempo. Já existem gestões junto a essas empresas para contabilizar seus respectivos faturamentos para compor o volume do meio digital.

“Pelo menos 50% das ad networks já estão contempladas no faturamento”, assegura o vice-presidente de veículos do IAB, Marcos Swaroswsky. “No caso de portais como MSN, Yahoo, UOL e Terra, as ad networks já estão 100% cobertas”, diz. Segundo o diretor executivo do IAB, Ari Meneghini, nos EUA, as ad networks faturam US$ 5 bilhões, equivalente a 16% da receita total digital. O IAB deve criar uma certificação para os seus mais de 160 associados de forma a garantir que as boas práticas sejam adotadas em relação às ad networks. Isso, diz Meneghini, dará referência aos anunciantes do meio. Recentemente, o IAB se associou ao Conselho Executivo das Normas-Padrão - CENP justamente para formalizar a adesão às práticas já adotadas pelas grandes empresas digitais do País




Fonte:meioemensagem.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Skol Sensation 2012 aposta em interatividade

Em sua quarta edição, o evento convida 40 mil pessoas a celebrarem a vida e interagir com o espetáculo

Vestidas de branco 40 mil pessoas vão celebrar a vida na edição deste ano Crédito: Divulgação
 
 A quarta edição da Skol Sensation, que acontece no dia 2 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, foi concebida sob o mote Celebrate Life with Beats. A aposta é trazer um espetáculo interativo onde o público é o protagonista do show. Um palco em forma de pirâmide e a distribuição de 80 mil luvas que brilham no escuro serão um dos diferenciais do evento este ano. Além disso, a festa contará com os Secret Clubs, lugares misteriosos em meio ao espaço, criados para estimular a curiosidade das pessoas.

Como mais de 59% do público vem de fora de São Paulo, o Skol Sensation investirá também no pré-evento com o Air Party, o Skol Sensation Travel e a Mansão Skol Sensation. No dia da festa, uma frota de aviões da Gol, partindo de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre para São Paulo, será preparada para receber os passageiros com direito a um DJ a bordo. Além disso, a organização montou um pacote de viagem especial e criou uma casa conceito inspirada no evento para receber os convidados em um casual dinner, jantar sofisticado que o evento oferece aos convidados com ingressos das categorias Diamond e Diamond by air.

“O Skol Sensation se preocupa em trazer um evento glamoroso, cosmopolita e surpreendente mesmo antes da festa começar”, afirma Marcelo Flores, diretor da Playcorp, empresa parceria da produtora ID&T e da Skol no evento.
Organização distribuirá 80 mil luvas que brilham no escuro Crédito: Divulgação
 
Para esta edição, o evento conta com a participação do DJ Fedde Le Grand, do DJ e produtor holandês Jooris Vorn, que fará um back-2-back com Hermelijn (também conhecido como DJ 2000andOne). O brasileiro Wehbba e Mr.White, residente do Sensation internacional, também fazem parte do line up. As demais atrações serão divulgadas em breve.

Para surpreender, lasers multicoloridos, fogos, moving lights e muitos outros efeitos respondem por 70% da verba do evento. As 40 mil pessoas vestidas de branco consomem, em média, R$ 350 na pista e R$ 600 no camarote. A expectativa é que na edição 2012 esse gasto médio cresça 30% em relação ao ano passado.

Fórmula de sucesso

Um mês depois do evento, a Ipsos e a Datastore selecionarão um público para participar de uma pesquisa sobre a festa. “A partir do resultado dessa pesquisa, em 2013 investiremos nas variáveis para que o evento fique cada vez melhor e mais completo”, explica Flores. “A pesquisa da última edição nos trouxe números muito gratificantes. Cerca de 91% declarou que valeu a pena gastar todo esse valor e 89% dos entrevistados pretende comparecer à edição 2012.”

Na edição 2011, 23 marcas estavam presentes no festa e esse número tende a crescer em 20% para esta edição. Segundo Flores, os parceiros aproveitarão o evento para apresentar seus lançamentos. “A Chevrolet vai lançar um novo carro durante o Skol Sensation. A Philip Morris também trará novidades.”, diz. O diretor da Playcorp destaca que, segundo a pesquisa pós-evento, 62% dos convidados lembraram-se espontaneamente todas as marcas que estavam presentes na festa.

Os convites do Skol Sensation já estão à venda e o primeiro lote para Pista, e para os camarotes Premium e Platinum estão esgotados. “Ainda não lançamos a campanha, mas, nas vendas, estamos 58% à frente do mesmo período do ano passado”, afirma Flores.

Veja o filme oficial de divulgação do evento:





Fonte:meioemensagem.com.br


Oral-B na esteira do aeroporto

A marca Oral-B encontrou uma maneira inusitada de alertar as pessoas sobre os cuidados com a saúde bucal e vender sua escova de dentes. Em uma esteira de bagagem de aeroporto, eles mostraram como a placa pode se acumular nos dentes, principalmente em longas viagens internacionais, quando acabamos por ficar menos cuidadosos com a higiene.













Fonte:blog.enox.com.br

Avon Hair Care nas academias das principais capitais brasileiras




Fonte:blog.enox.com.br

Urinol para guitarristas




Já imaginou tocar guitarra enquanto faz xixi em um mictório? A revista Billboard Brasil, através da agência AlmapBBDO, teve essa inusitada ideia e criou uma instalação no banheiro do Bar Aurora, em São Paulo. Enquanto os homens urinam, o dispositivo emite sons de guitarra. A criação recebeu o nome de Guitar Pee, veja como ficou:



O Guitar Pee ainda salva as músicas criadas e envia para o site do projeto. Para ouvi-las, você tem de acessar através de um dispositivo mobile.





Fonte:blog.enox.com.br

terça-feira, 3 de abril de 2012

Os tablets vão tomar o lugar das caixas registradoras

O título deste post já é realidade e, se depender da Square , não vai demorar muito para os tablets acabarem de vez com os caixas tradicionais. A empresa desenvolveu um sistema que permite usar o iPad ou o iPhone para passar cartões de crédito em pontos de venda.









Fonte:blog.enox.com.br