terça-feira, 16 de agosto de 2011

E-commerce fatura R$ 8,4 bi no 1º semestre

61% dos novos clientes online do Brasil têm renda de até R$ 3 mil


Apesar de crescer 24% sobre o 1o semestre de 2010, o comércio eletrônico, ano passado, teve ticket médio maior Crédito: SXC / Montagem
Se em todo ano de 2008 o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 8,2 bilhões, em 2011, apenas entre os meses de janeiro e junho, o setor faturou R$ 8,4 bilhões. A cifra 24% maior que a registrada no primeiro semestre de 2010 é em boa parte impulsionada pela baixa renda: dos novos consumidores que surgiram na primeira metade do ano, 61% têm renda familiar inferior a R$ 3 mil.

Os dados constam da 24ª edição do relatório WebShopper, realizado pela consultoria e-Bit com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e divulgada nesta terça-feira, 16.

Entretanto, o crescimento no primeiro semestre de 2010 havia sido muito maior (40%). O ticket médio também era mais valioso, R$ 370 a R$ 380, contra o de R$ 355 detectado no mesmo período de 2011. Os motivos, segundo Alexandre Umberti, diretor de marketing e produto da e-Bit, foram a Copa da África do Sul e a procura maior à época por itens de maior valor agregado.

Não entram nessas contas sites de compras coletivas, venda de automóveis, passagens aéreas, nem de leilão virtual.

Para o segundo semestre de 2011, o e-Bit calcula faturamento de R$ 10,3 bilhões para o comércio eletrônico no Brasil.

“Temos a expectativa de fechar o ano com uma base de 32 milhões de pessoas que já fizeram pelo menos uma compra online até hoje. O número se torna ainda mais relevante se pensarmos que em apenas dois anos essa base praticamente dobrou de tamanho, já que era 17,6 milhões de e-consumidores em 2009”, declarou Umberti.





 Fonte:meioemensagem.com.br

 

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