quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

McDonald’s fecha as portas na Bolívia

Paladar e cultura bolivianos refutam o conceito “fast food”


Crédito: Divulgação

O McDonald’s bem que tentou, por mais de dez anos, mas não conseguiu fazer sucesso entre a população boliviana. Depois de 14 anos de presença no país, a rede de fast food mais famosa do mundo está fechando todas as suas unidades no país latinoamericano. As suas oito unidades estão sendo fechadas nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.


A Bolívia será o primeiro país latinoamericano a não ter mais a presença do McDonald’s e foi o único em que a rede está fechando as portas por ter ficado com os números no vermelho por mais de uma década.


Segundo veículos de imprensa bolivianos, a questão é simplesmente falta de interesse do público. Um deles chega a dizer que “o fast food é, literalmente, a antítese da concepção que um boliviano tem de como se deve preparar uma refeição”.


Mesmo assim, as pessoas que gostavam do cardápio fizeram fila nas unidades no início deste mês para aproveitar os últimos instantes da presença do McDonald’s por lá. Mas como a maioria é quem manda, as lojas foram realmente fechadas e 334 funcionários ficaram sem emprego.




Fonte:meioemensagem.com.br

Bar Brahma avança no carnaval de SP

Espaço, normalmente apenas um camarote para pessoas físicas e empresas, agora também terá uma arquibancada vip no sambódromo paulistano



Crédito: Divulgação

A BBHouse, agência que eventos que organiza e produz o camarote do Bar Brahma no sambódromo de São Paulo, tem mais uma novidade para 2012. Acostumado a receber cerca de 2.500 convidados entre pessoas físicas e empresas, o espaço já havia anunciado que, para 2012, iria separar os “receptivos” de cada grupo. Agora, o camarote também terá um espaço na arquibancada do local.

”Optamos por atender a demanda de empresas e pessoas, em grupo ou individualmente, com um produto intermediário, entre a arquibancada comum e o Camarote Bar Brahma, com um bom custoxbenefício para todos”, comenta o diretor geral do evento, Cairê Aoas.

Serão mais de 1700 lugares no quase 1000 metros quadrados. Os ingressos, comercializados a R$ 200 em seu primeiro lote, também darão acesso aos shows do palco principal do Camarote Bar Brahma. Paralamas do Sucesso e Margareth Menezes são os nomes já confirmados para os shows em 2012.

Toda a logística e produção do Camarote é tocada pela própria BB House, agência de ativação do GPOC – Grupo do Bar Brahma, com apoio da Fábrica de Bares e da BBS Produções Artísticas, em parceria com a SantArena, da qual o GPOC é sócio e que cuida para a Ambev de toda plataforma “country”, controlando a presença da marca Brahma em mais de 300 eventos por ano, em todo o Brasil.




Fonte:meioemensagem.com.br

Sai primeira campanha da Leo para Nova Schin

Ação de verão taz banda Blitz e celebridades para destacar conceito Estação Cervejão

Crédito: Reprodução

Banda Blitz, Adriane Galisteu, Dani Bananinha, Malvino Salvador, Márcio Garcia e muita praia e sol. Estes são os ingredientes da campanha “Estação Cervejão”, o esforço da Nova Schin para o verão que inaugura o atendimento da Leo Burnett Tailor Made.

Filmado em Recife, no Rio de Janeiro e no Guarujá, o comercial de lançamento mostra as celebridades interagindo em situações como jogos de futevôlei e na cena da garota que sai do mar e é paquerada pelos homens. Neste ambiente descontraído, eles dizem que craque com “ão” dá jogão, gatinha com “ão” é mulherão e verão com ão é Estação Cervejão. “A idéia da nova campanha é se apropriar do verão, rebatizando essa estação do ano de Estação Cervejão”, explica Paulo Henrique Gomes, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made.

Toda a ação é narrada por Evandro Mesquita, ao melhor estilo "falado" das canções da Blitz.

A campanha tem ainda spots, material de internet, outdoor, anúncios e ações em mídias sociais e ponto de venda. “O filme retrata o sentimento dos brasileiros em relação à estação mais esperada do ano: alegria, diversão e descontração. Nada mais adequado para a cerveja que é a verdadeira cerveja do verão”, afirma Luiz Claudio Taya, diretor de marketing da Schincariol, em comunicado.

Confira o comercial:

Fonte:meioemensagem.com.br

Os fatos do ano em Comunicação

Meio&Mensagem selecionou o que de mais importante ocorreu no mercado de comunicação em 2011


Crédito: Divulgação/Carol Carquejeiro/Valor/FolhaPress

O ano de 2011 parece ser um daqueles que não deveriam ter acabado para o mercado de comunicação. Nunca o Brasil atraiu tanto os olhares estrangeiros em setores como publicidade, produção, digital e entretenimento. Claro que houve alguns percalços como crises entre entidades e agências que precisaram reformular a casa, mas a sensação geral é que a festa foi boa e, por conta das perspectivas, está só começando. Meio&Mensagem selecionou os 10 Fatos do Ano no setor de Comunicação. Confira abaixo.



1) Nova Leo Burnett - Para estancar os problemas enfrentados no País, como o risco de perder a Fiat, seu principal cliente, a Leo Burnett fez concessões incomuns ao empresário Paulo Giovanni na negociação que culminou com sua posse como sócio e CEO da multinacional no Brasil. Aceitou, por exemplo, adicionar à sua marca o nome Tailor Made, operação incipiente que vinha sendo estruturada por Giovanni. A mudança é inédita nos 38 anos de Brasil da Leo, assim como a admissão de sócios locais. Além de Giovanni, os quatro profissionais que estavam com ele na empreitada da Tailor Made tornaram-se sócios e vice-presidentes da nova Leo: Marcelo Reis (criação), Marcello Magalhães (planejamento), Fernando Sales (mídia) e Pablo de Arteaga (atendimento e operações). Também entrou para a sociedade o vicepresidente de criação Ruy Lindenberg, que ocupou interinamente o comando da agência antes da chegada de Giovanni. Desde que começou a atender como Leo Burnett Tailor Made, em abril, a agência conquistou contas como Secom, Nova Schin, Iveco, Gillette, Kasinski e Grupo Disney. Além disso, Paulo Giovanni faturou o Caboré de Empresário da Comunicação do Ano.

2) Buzz das cervejas - Uma falsa loura e duas falsas turistas tchecas marcaram a comunicação do mercado de cervejas em 2011. O ano começou quente: logo em janeiro a Devassa surpreendeu ao fazer a angelical Sandy clarear as madeixas, mostrar seu lado “devassa”e ainda subir em uma cadeira para dançar a Conga. É claro que muitos gostaram e outros tantos criticaram, mas é fato que a ação, criada pela Mood, deu o que falar. “A Sandy foi muito mais forte que a Paris Hilton no quesito buzz”, comemorou Augusto Cruz Neto, sócio da agência. A iniciativa dobrou o awareness da marca. Sucesso até maior foi o lançamento da cerveja Proibida, da CBBP, que ficou marcado como o golpe das “tchecas do Pânico” e envolveu supostamente uma pegadinha com os humoristas do programa da RedeTV. A ação foi desenvolvida por uma equipe criativa liderada por Jáder Rossetto. As “tchecas” Michaela e Dominika criaram o blog We Luv Brazil, passaram uma temporada no País e chegaram a ter um quadro fixo no Pânico por dois meses. A farsa foi revelada em maio, quando elas divulgaram que eram, na verdade, parte a estratégia de lançamento da Proibida.

3) Venda da DPZ - Durou sete meses a negociação que encerrou mais de 40 anos de vida independente da DPZ. Por US$ 120 milhões, o Publicis Groupe, terceiro maior do mundo, adquiriu 70% da agência e pode, em um prazo de dois a três anos, ficar com a totalidade do negócio que mantém os fundadores Francesc Petit, Roberto Duailibi e José Zaragoza (foto) como minoritários. Com condução de Stéphane Estryn, diretor global para fusões e aquisições do grupo francês e da Results Internacional, que representou a DPZ por meio de seu diretor para a América Latina, Eduardo Steiner, os lados fecharam um acordo pelo qual a agência não ficou ligada a nenhuma rede do Publicis. “Estamos compromissados com o Brasil não apenas por conta de seu crescimento excepcional, mas também por sua formidável reserva de talentos e pelo fato de ser um País de empreendedores, com grandes marcas e companhias ambiciosas”, afirmou Maurice Lévy, na ocasião da compra da DPZ.

4) Abap monitora concorrências - A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) colocou em prática no início de agosto a primeira fase do mecanismo para proteger as agências de concorrências predatórias no setor privado. As 250 principais agências associadas em São Paulo e no Rio de Janeiro receberam um memorando solicitando a comunicação da participação em concorrências privadas por intermédio de um hotsite criado para dar suporte ao monitoramento. Nessa primeira etapa, a Abap se limitou a enviar a nova edição de seu manual “Diretrizes para a Seleção de Agências de Publicidade” às agências e aos anunciantes cada vez que um processo seletivo era identificado. A implementação do sistema e a elaboração do guia foram feitos em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes, que já publicou um manual semelhante em conjunto com a Federação Nacional das Agências de Propaganda, recomendando procedimentos éticos. Luiz Lara, presidente da Abap, afirmou que os resultados mais práticos do novo sistema só devem ser colhidos a partir dos próximos anos, se a comunicação dos processos seletivos se tornar uma praxe consolidada.

5) Brasil supervalorizado – O mercado brasileiro de agências esteve tão movimentado em 2011 e envolveu valores tão altos, que Martin Sorrell, CEO do grupo WPP, chegou a falar em “sobrevalorização”. A lista de negócios é grande. O Publicis Groupe comprou 70% da DPZ, aumentou em 11% sua fatia na Talent e na QG (totalizando 60% das ações de cada uma), adquiriu a GP7 e a transformou em Publicis Red Lion e incorporou à Leo Burnett os sócios da Tailor Made, de Paulo Giovanni. O WPP também foi às compras e ficou com 70% das digitais Fbiz e Gringo, esta última renomeada como Possible. Outras movimentações internas também marcaram o grupo britânico, como o surgimento da Casa, fruto da união da RMG Connect com a Mídia Digital; o lançamento da David, que nasce de um projeto de executivos da Ogilvy; e a mudança acionária no Grupo Newcomm, com Roberto Justus vendendo metade de suas ações para a multinacional, que já era majoritária, e Marcos Quintela sendo admitido como sócio. O Interpublic, por sua vez, adquiriu o controle acionário da S2Publicom e trouxe a digital Huge para o País. Outras movimentações importantes de 2011 foram a união entre o escritório paulista da M&C Saatchi e a FabraQuinteiro, dando origem à M&C Saatchi F&Q; a aquisição do controle majoritário da Morya pelo Grupo ABC; e a compra da Staff pelo Grupo 3+, dono da Agência3.

6) Efervescência no entretenimento – A proximidade da Copa do Mundo e da Olimpíada, associada ao aumento do fluxo de bandas internacionais pelo País, transformou a indústria brasileira de eventos em um dos terrenos mais férteis para lucros na área de entretenimento. Um dos principais movimentos de 2011 foi do Grupo ABC, que em abril anunciou a criação da XYZ Live, comandada por Bazinho Ferraz e nascida da fusão entre a Mondo Entretenimento, a Maior e a especializada em marketing esportivo Reunion. A Geo Eventos, das Organizações Globo e do Grupo RBS, trocou seu presidente no início deste ano, com Leonardo Ganem assumindo o posto que era de Pedro Assumpção, e se associou à norte-americana Base Entertainment para trazer o espetáculo Priscilla — A Rainha do Deserto. A Aktuell, de Rodrigo Rivelino, se juntou à Tátil, de Fred Gelli, para reformular a Atto Sports, agência de marketing esportivo da própria Aktuell sediada no Rio de Janeiro, agora rebatizada de Vibra. A intensa movimentação também atraiu players internacionais. A Momentum se associou a Emerson Fittipaldi para lançar a Momentum Sports. E Eike Batista formalizou a associação com a gigante IMG para lançar a IMX, formada a partir da aquisição da Brasil1, de Alan Adler.

7) Digitais em alta – As agências digitais brasileiras independentes foram ainda mais cobiçadas em 2011. O WPP reforçou sua área interativa com a compra de 70% da Fbiz, por cerca de US$ 50 milhões, e de 70% da Gringo, esta última transformada em Possible. O Interpublic, que adquiriu a CuboCC e trouxe a R/GA em 2010, não passou 2011 em branco: inaugurou o escritório brasileiro da Huge no Rio de Janeiro. A Dentsu acertou a aquisição da Lov para dar gás a seus planos de criação de uma holding no Brasil. A AdBat e a Tesla anunciaram fusão e, embora seus executivos neguem este objetivo, a agência entrou para o grupo de digitais brasileiras nas quais os grupos estrangeiros estão de olho. Entre as independentes que também podem gerar novos negócios estão Garage, Ginga, iThink, LiveAd, One Digital, Sinc, Tribo e W3Haus. Como algumas dessas já estão em negociações para passarem ao controle internacional, 2012 promete mais novidades para o setor.

8) Crise entre anunciantes e produtores – A Medida Provisória 545, que estabeleceu um aumento de 138% na taxa do Condecine para a importação de obras publicitárias a partir de 2012, subindo para R$ 200 mil por filme, abriu uma crise no relacionamento entre as entidades que representam anunciantes, agências e produtoras. A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) externou seu descontentamento com sua retirada do III Fórum de Produção, realizado em novembro, por conta do que considerou “atitude favorável de produtoras e agências ao grande aumento das taxas de Condecine e à eliminação de algumas de suas modalidades, com a consequente elevação dos custos de produção audiovisual”. A ABA também anunciou a exclusão de representantes da Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais (Apro) do comitê que finaliza o Guia de Melhor Prática para Procurement, que irá propor regras para as mesas de compras — outro ponto de discórdia entre as partes. A presidente da Apro, Leyla Fernandes, aposta que a nova Condecine dará mais competividade à produção nacional com a segurança de que filmes com orçamentos de até R$ 500 mil dificilmente sejam rodados fora do País por concorrentes estrangeiros.

9) Produção atrai estrangeiros – O ano de 2011 foi marcado por uma grande imigração de produtoras estrangeiras para o Brasil, seja por meio de parcerias seja por operações independentes. A Bossa Nova Films anunciou o seu braço Bossa Nova 3D para a produção e conversão de filmes em tridimensional, uma parceria com a uruguaia Skycube. A brasileira Dogs Can Fly e a argentina Fight By Flehner, do consagrado Edi Flehner, se juntaram para formar a Dogs & Fight, que tem 51% do capital nas mãos dos sócios nacionais. O Grupo Dínamo fechou parceria com a Prime Focus, que presta serviços de pós-produção. A espanhola Custom Effects, estúdio de pós-produção especializado em efeitos especiais fundado em Barcelona, abriu uma filial em São Paulo. O mesmo fez a Ursula, que tem sede em Buenos Aires. Já a produtora digital Your Majesty chegou ao país tendo a Movie&Art como sócia. E a londrina Rattling Stick passou a ser representada com exclusividade no Brasil pela Dínamo, em um modelo de associação similar ao efetuado anteriormente com a Prime Focus, cuja matriz está em Mumbay, na Índia.

10) Conar em evidência – A constante ameaça de projetos de lei que buscam cercear a indústria da comunicação, somada às iniciativas de alguns órgãos do governo — como a Anvisa — com semelhantes propósitos, se tornou nos últimos anos uma das maiores preocupações das entidades que defendem os interesses do mercado publicitário. Um dos principais argumentos para a defesa da liberdade de expressão comercial é a atuação do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão mudou sua postura em 2011 e passou a ser mais proativo na tentativa de dar maior transparência aos julgamentos realizados. O resultado foi que poucas vezes se viu tamanha cobertura da mídia sobre suas decisões, em um ano em que não faltaram polêmicas. Entre os casos de maior repercussão houve as suspensões dos filmes “Ouro de Tolo”, em que a Nissan debochava da concorrente Ford, e “Água” da Devassa, por suposto exagero na sensualidade. O Conar ainda proibiu que a cerveja Proibida usasse suas “tchecas” em campanhas. Absolvições também ganharam grande repercussão como a dos “Pôneis Malditos” e a da campanha estrelada por Gisele Bündchen para a marca de lingerie Hope, acusado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, de ser sexista.

Por Alexandre Zaghi Lemos, Beatriz Lorente, Felipe Turlão, Robert Galbraith e Teresa Levin




Fonte:meioemensagem.com.br

Telefônica Sonidos vira Vivo Sonidos

Patrocínios culturais e esportivos têm previsão de crescimento em 2012



Crédito: Adilson Silva / Foto Perigo



Organizado pela Divina Comédia, o Telefônica Sonidos, evento musical que recebeu uma versão gratuita no último dia 18, no Parque do Ibirapuera, já tem confirmada a sua edição de 2012. No entanto, por conta da fusão das operações e das marcas das empresas Vivo e Telefônica, é certo que o nome do evento passará a ser “Vivo Sonidos”. Ele acontecerá em agosto, no Jockey Club de São Paulo. Já a programação para o Ibirapuera, segundo Sergio Ajzemberg, presidente da Divina Comédia, ainda está sendo definida.

O show do último fim de semana, reunindo a Banda Imperial (que tem participação da atriz e cantora Thalma de Freitas), o rapper Criolo e a cantora e atriz Emanuelle Araújo, levou 10 mil pessoas ao Ibirapuera. Outras grandes apresentações públicas patrocinadas por empresas foram organizadas no mês de dezembro, como o Trio Tons, patrocinado também pela Telefônica, em Piracicaba, com Paralamas do Sucesso, Maria Rita e Frejat. E em Paulínia, ocorreu o Paulínia Fest. Também lá, se apresentou a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto com Claudio Cruz, spala da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), assistidos por um público de 7.800 pessoas.

Já Camargo Correia e Shopping Jardim Sul patrocinam apresentações mensais no Parque Burle Marx, todo segundo domingo de cada mês. Em 2012, haverá apresentações todos os domingos do mês. E até o dia 06 de janeiro a fonte do Ibirapuera continuará tendo duas sessões musicais por noite (durante a semana o público tem variado entre três e quatro mil pessoas e aos fins de semana, entre sete e oito mil pessoas).



Crédito: Adilson Silva / Foto Perigo




Mercado e perspectivas

Solicitado a fazer uma avaliação da participação das empresas nos patrocínios em 2011, Ajzemberg afirma que os assuntos entretenimento e patrocínio estão muito aquecidos. “Hoje, o patrocínio faz parte do roteiro de comunicação das empresas, é above the line, porque está na pizza de comunicação”, afirma, acrescentando que se trata de uma necessidade e forma como a empresa se apresenta perante a comunidade. A Divina Comédia, particularmente, tem incentivado projetos gratuitos para a população, com ou sem apoio das leis de incentivo. “Oferecer grandes shows, orquestras e tudo mais, é uma forma forte de agregar valor à marca, mostrar quem a empresa é, refletir aspectos da sua missão. Estamos passando para uma quarta geração de comunicação, que não é top of mind, mas top of heart. As empresas precisam tocar o coração dos seus consumidores”, declarou.

A difusão de arte, entretenimento e esporte é uma maneira de as empresas conseguirem ser admiradas. Com isso, claro, ganham também companhias como a Divina Comédia, que gerenciam patrocínios. Ajzemberg espera crescimento de 7% sobre 2010, ressaltando que no ano passado a Copa da África acabou arrefecendo os investimentos em patrocínio por aqui e isso teve reflexos sobre 2011. Já para 2012, diz ter “certeza de crescimento de mais de dois dígitos”.

Quais seriam os motivos do aquecimento? Ele ressalta novamente o fato “importantíssimo” de os patrocínios terem entrado no planejamento estratégico das empresas, há cerca de quatro ou cinco anos, e mais empresas estarem investindo nisso. Antes, comenta, estavam concentrados em Petrobras e Vale e hoje há muito mais anunciantes se movimentando. Ajzemberg garante que os patrocínios estão crescendo mais que a propaganda. Enquanto os investimentos nesta aumentariam entre 7% e 8%, o dos patrocínios cresce entre 12% e 13%. “Nos próximos anos, por conta dos eventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas, certamente o crescimento será muito forte”. E o executivo aposta que, a reboque do esporte, arte e entretenimento também terão destaque, uma vez que os países que abrigam grandes eventos esportivos querem aproveitar a ocasião para mostrar sua força cultural. Isso já está sendo feito, segundo ele, em Londres. “Para o ano que vem, lá já tem um monte de atividades artísticas e culturais para receber turistas, firmar o orgulho da nação”, diz. Outra força motriz para os patrocínios em 2012, garante, é a economia criativa, assunto cada vez mais abordado. Para ele, Paulínia (SP) e Paraty (RJ) são duas cidades que refletem muito isso, cidades com alma, não só formada por pessoas de organismos burocráticos, mas que estão realmente vivendo em torno de cinema, literatura e música. Locais em que as pessoas têm orgulho de morar.





Fonte:meioemensagem.com.br

10 fatos do ano de Marketing

As fusões - como as realizadas no setor farmacêutico - marcaram 2011


O ano de 2011 trouxe movimentações fortes no marketing e particularmente no setor de varejo. Foram destaque, por exemplo, a iniciativa do empresário Abilio Diniz, que tentou fundir as operações do Grupo Pão de Açúcar ao Carrefour. No setor farmacêutico, as concentrações aconteceram, especialmente a partir do segundo semestre. Já a Procter & Gamble apostou fortemente em suas operações no Brasil, país que também impulsionou o desempenho das empresas de compras coletivas.

Relembre, na lista abaixo os 10 principais fatos de Marketing do ano:



1. Fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar ficou no papel

Em maio de 2010, a notícia de que Abílio Diniz negociava uma fusão com o Carrefour, tendo como partida a operação brasileira da rede francesa, surpreendeu todo o mercado – inclusive o seu sócio no Grupo Pão de Açúcar. Maior concorrente do Carrefour na França, o Casino, que passa a ter o direito de indicar e assumir o controle do GPA em junho de 2012, entrou com pedido de arbitragem contra a família Diniz na Câmara Internacional de Comércio (CIC), em Paris. Os acionistas do Carrefour aprovaram o acordo e a divulgação de fato relevante pelo Grupo Pão de Açúcar confirmou a participação do BNDES na proposta composição acionária para a empresa a ser formada. Até que Jean-Charles Naouri, diretor-presidente do Casino, saiu para o contra-ataque e veio pessoalmente ao Brasil para reuniões com representantes da instituição governamental de financiamentos. Diniz ainda tentou defender a negociação, mas bateu de frente com a postura irredutível de Naouri. A situação ficou insustentável e o empresário brasileiro retirou-se de cena. Os franceses, donos do Casino, por sua vez, seguem aumentando a participação acionária no GPA: em outubro já detinham 48,1% da empresa brasileira.

2. Aquisições aumentam a concentração do varejo farmacêutico

A já diagnosticada fragmentação do varejo farmacêutico começou a ser “tratada” por grandes investidores e grupos líderes do setor. O ano foi marcado pelo surgimento da Raia Drogasil, resultado da associação entre Drogasil e DrogaRaia, a fusão entre as Drogarias Pacheco, do Rio de Janeiro, e a Drogaria São Paulo e a recente compra da rede baiana Estrela Galdino pela Brazil Pharma, pertencente ao banco BTG Pactual. A movimentação no quarto maior mercado consumidor de medicamentos do mundo chamou a atenção da americana Walgreens. Executivos da maior rede de farmácias do mundo, com 8,1 mil lojas, mantiveram conversas com players locais, como a Onofre e a própria Brazil Pharma. A expectativa é de que a superdosagem dos negócios continue em 2012, visto que o setor tem potencial para uma concentração maior: hoje, as cinco maiores redes respondem por apenas 25% do mercado brasileiro de drogarias, que hoje totaliza cerca de 60 mil estabelecimentos.



3. Marketing in Rio
O Rock in Rio abriu o caminho para a vinda ao Brasil de grupos de rock e astros pop até então inéditos ou que há muito não se apresentavam cá por estas bandas. De carona nos shows de Guns N’ Roses, Stevie Wonder, Red Hot Chili Peppers e Elton John, marcas como Itaú, Heineken, Trident, Niely Cosméticos, Bis, Chilli Beans, entre outras empresas, foram além das duas horas habituais dos concertos e acabaram atraindo mais atenção do que muitos dos próprios artistas. A multidão de 700 mil pessoas que acompanharam os mais de 160 shows durante os sete dias do festival demonstrou a força do mercado brasileiro de festivais e shows. Lidar com o gigantismo do público também foi um aprendizado para que os organizadores e patrocinadores, que já reformularam o conceito do Rock in Rio para as próximas edições, para evitar desgastes como as horas na fila enfrentadas pelos espectadores para conseguir um lanche. Por essas e outras, a edição de 2013 já está confirmada, mas com um público máximo de 85 mil pessoas
por dia – 15 mil a menos do que
o registrado neste ano.

4. São Paulo vira o jogo e dará o pontapé inicial da Copa 2014

No início do ano, 11 cidades já estavam confirmadas como sedes da Copa do Mundo de 2014. Por conta da indefinição quanto ao estádio que receberia as partidas, a dúvida recaía sobre São Paulo: até julho, a cidade não tinha certeza se receberia partida alguma do Mundial. Foi quando a Prefeitura assumiu o jogo e aprovou a lei que prevê a concessão de incentivos fiscais ao estádio do Corinthians. Pressionada politicamente e pelo rápido andamento da obra em Itaquera — 20% da construção ficou pronta em quatro meses —, não restou alternativa à Fifa a não ser entregar à abertura de seu mais precioso evento à capital paulista, que deixou para trás na disputa Belo Horizonte, Brasília e até mesmo o Rio de Janeiro, candidato nos bastidores a receber também a partida inaugural. Fortaleza também saiu vitoriosa na disputa para receber os jogos: a capital cearense receberá seis jogos do Mundial, inclusive um do Brasil na primeira fase e uma das quartas-de-final do torneio. A terceira apresentação do escrete nacional será em Brasília. Já o Maracanã só servirá à seleção brasileira em uma eventual decisão – se chegar até a finalíssima vencendo todos os embates da primeira fase, o time verde-amarelo também jogará duas vezes em Belo Horizonte.

5. Ano movimentado tem sabor amargo para Schin

O ano começou morno e terminou quente no mercado nacional de cervejas – por mais que os dois adjetivos não façam parte do bom vocabulário para a categoria. As principais movimentações aconteceram no segundo semestre, todas a partir de agosto. A Kirin comprou a Schincariol, uma aquisição que custou aos japoneses mais de R$ 5 bilhões e consolidada em duas etapas, a segunda delas depois de uma disputa judicial envolvendo dois lados da família dos ex-donos da companhia. O embate saiu caro também nos pontos de venda: em outubro, pela primeira vez em oito anos, a Schin perdeu a vice-liderança do mercado, assumida pela Petrópolis. A Schin ainda mudou de agência (trocou a Euro RSCG pela Leo Burnett Tailor Made) e não impediu a Brahma de assumir a cota máster do patrocínio do Carnaval de Salvador, propriedade cativa da cervejaria de Itu havia 11 anos. A líder absoluta Ambev ainda seguiu a sua estratégia de segmentação e finalmente lançou a Budweiser, cuja conta foi parar na Africa depois de muitos testes. Já a Heineken despontou como principal patrocinadora dos festivais de música no País e renovou a comunicação e o sabor de Kaiser, mirando a classe C.

6. A arrancada da P&G no Brasil
Presente no País há 23 anos e atuando por aqui em metade das 30 categorias nas quais concorre no mundo, a Procter & Gamble já conta o Brasil entre as dez principais operações da companhia, com faturamento superior a R$ 3 bilhões. Na categoria fralda descartável, já conquistou a liderança com os 29,6% de share de Pampers. A matriz, fundada em 1837, quer a subsidiária brasileira entre as cinco maiores da multinacional em até cinco anos – e não mediu esforços na busca por uma parcela maior do consumidor brasileiro. A empresa, que entrou para a lista dos dez maiores anunciantes do País em 2010, seguiu com forte presença na mídia em 2011. Foram destaques na sua comunicação o patrocínio ao clube de maior torcida do País, o Flamengo, e a ampliação da promoção Avião do Faustão, comandada pelo apresentador Fausto Silva, um dos seis embaixadores da P&G ao lado de Ana Maria Braga, Angélica, Luciano Huck, Rodrigo Faro e o jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos e da Seleção Brasileira.

7. A explosão dos sites de compras coletivas

A impulsividade do brasileiro para as compras e o gosto por uma oferta fizeram decolar os sites de compras coletivas no País em 2011. Negócio recente por aqui, o novo modelo de e-commerce começou a se expandir no Brasil em 2010, quando chegaram o ClickOn e Groupon e foi lançado no Rio de Janeiro, em março, o Peixe Urbano. Hoje, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico estima que o País tenha 1.200 sites de compras coletivas, que devem faturar R$ 1,2 bilhão em 2011 (de um faturamento total do e-commerce que deve ficar em R$ 18,7 bilhões). Embora não haja um número total da quantidade de clientes atendidos, os seis associados à Câmara-e.net (Groupon, ClickOn, Peixe Urbano, Clube do Desconto, Viajar Barato e Imperdível), que representam 85% do mercado, venderam dois milhões de cupons até novembro. O crescimento rápido gerou alguns problemas com o Procon, principalmente por conta de falhas dos parceiros na entrega das ofertas e serviços contratados por meio da compra dos cupons. Para resolver ou pelo menos diminuir as reclamações, o Comitê de Compras Coletivas da Câmara-e.net lançou em dezembro um Código de Ética e Autorregulamentação.



8. Neymarmania toma conta do País do futebol

1,50 m de altura e menos de 40 quilos: com apenas 13 anos de idade, Neymar foi descoberto pela imprensa no início de 2005 e logo tachado como o “novo Robinho”. Sete anos depois, o atleta já é considerado a maior estrela do clube depois de Pelé. Dentro dos gramados, venceu o Campeonato Paulista, a Taça Libertadores da América e disputou o Mundial de Clubes com o Santos no Japão (o campeonato terminaria neste domingo 18). Fora dele, foi protagonista da jogada que inovou ao inverter a lógica do futebol mundial: numa estratégia de marketing ousada, o Santos recusou os milhões de dólares ofertados por Barcelona e Real Madrid, encurtou o prazo do contrato e entregou os direitos de imagem de Neymar para a família do jogador e os seus representantes – leia-se a 9ine, de Ronaldo. Com isso, praticamente assegurou a presença do astro no clube até a Copa de 2014, quando então poderá seguir para a Europa embolsando o valor integral da transação. Os patrocínios pessoais cresceram proporcionalmente à fama mundial do atacante. Em 2010, apenas Nike e Panasonic possuíam contrato com o craque. Neste ano, Baruel, Lupo, Ambev, Red Bull, Santander, Unilever e Claro também associam suas marcas ao menino da Vila.

9. A onda do UFC e o fenômeno Anderson Silva
O octógono tomou conta do Brasil em 2011. O MMA, modalidade de luta que sempre foi sucesso de nicho por aqui, agora está até na novela das nove da Globo e a marca do mais notório torneio das artes marciais mistas, o Ultimate Fighting Championship, foi o tema mais comentado do ano pelos brasileiros no Facebook. Originário do vale-tudo criado pela família Gracie, o UFC nasceu em 1983, nos EUA, e hoje realiza mais de 20 eventos anuais, que podem ser acompanhados pela TV em 145 países. O Brasil assiste às lutas ao vivo desde 2002 – pelo canal pago Combate, pela RedeTV e agora pela Rede Globo, que, de olho no sucesso do ano, comprou os direitos de transmissão. Dentre os lutadores, Anderson Silva assumiu o posto de maior ídolo do esporte. Nascido em São Paulo e criado em Curitiba, Silva fez primeiro sucesso no exterior. Para melhorar a imagem no País, “Spider”, como Silva é conhecido nos Estados Unidos, procurou o empresário Sérgio Amado no começo do ano. A 9ine assumiu a carreira do atleta, gerenciando a imagem, captação de patrocínio e vida digital do campeão. Os contratos chegaram com a velocidade dos golpes de Anderson, que já foi patrocinado pela Bozzano, estrelou campanhas de Budweiser, Burger King, Ford e Honda, é atleta da Nike e representa o Corinthians no esporte.

10. Gerenciamento de crise em época de redes sociais
Com a incorporação das redes sociais à vida de um número cada vez maior de consumidores, as repercussões de uma crise de imagem saem de controle tão rápido quanto um clique. A PepsiCo esteve envolvida em algumas das polêmicas que mais ressoaram nas comunidades virtuais em 2011. A principal delas foi a contaminação de um lote de Toddynho com detergente, causando a internação de mais de vinte pessoas no Rio Grande do Sul. O incidente colocou o achocolatado nas manchetes dos jornais e nos Trending Topics do Twitter. Mesmo destino tiveram as grifes de moda Arezzo, que enfrentou uma avalanche de críticas também no Facebook, após anunciar produtos com peles de animais, e Zara, denunciada pelo Ministério Público pelo uso de trabalho escravo em seus fornecedores da espanhola Zara no Brasil. Nesse cenário, muitas companhias têm contratado profissionais ou empresas para dar respostas e propor soluções que minimizem o quanto antes os efeitos do boca a boca online.


Janaina Langsdorff, Renato Pezzotti e Roseani Rocha




Fonte:meioemensagem.com.br

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nívea Sun na rede Drogasil da Enox


O verão está chegando, e com a ele a necessidade de redobrar a atenção que você dá ao uso do protetor solar. Por isso, a Nivea foi para dentro das farmácias da rede Drogasil com sua campanha para o protetor Nivea Sun.

São Paulo, Campinas e Santos foram as cidades selecionadas para receber a comunicação da marca. Dentro das lojas foram instalados apliques de monitor nos caixas.





A campanha segue dentro das farmácias até fevereiro de 2012.






Fonte:blog.enox.com.br

Coca-Cola abre quiosque em Copacabana

Espaço foi desenvolvido pelo Future Group e é o primeiro ponto de venda da própria Companhia



Visando proporcionar uma experiência única de relacionamento com a marca, a Coca-Cola instalou “O Quiosque Coca-Cola” no calçadão da praia de Copacabana. O espaço é um ponto de venda customizado, com design diferenciado, inspirado nas linhas de produção do refrigerante.

Todos os produtos do portfólio da companhia poderão ser encontrados no quiosque que foi criado pelo Future Group e tem como público alvo os adolescentes. A alimentação do espaço está a cargo do Andy’s.

Entre os destaques do quiosque da Coca-Cola está uma degustação especial da bebida. O consumidor que pedir para viver a experiência da “Coca-Cola servida da forma perfeita” apertará um botão em uma máquina que aciona um vídeo no qual o criador da Coca-Cola, John Pemberton, faz uma saudação e explica qual a forma perfeita de servir a Coca-Cola.

Logo após, a máquina se abre e dela sai uma garrafa do refrigerante, na temperatura exata de três graus, pronta para ser saboreada. Após a experiência, o consumidor ganha o copo contour no qual ela é servida de brinde.



“O Quiosque Coca-Cola tem tudo para transformar-se no principal point dos jovens cariocas no próximo verão. Queríamos proporcionar uma experiência sem paralelo para o consumidor que ama Coca-Cola, fazendo com que ele pudesse vivenciar a Coca-Cola servida da forma perfeita’”, explica Michel Gomberg, gerente regional de marketing da Coca-Cola Brasil. Ele classifica o espaço como um oásis para o público adolescente. “Reúne o que eles mais gostam: praia, música e Coca-Cola”, fala.

O projeto conta com uma plataforma musical especial, que inclui a veiculação da rádio Coca-Cola FM, criada pela marca no Rock in Rio. Mas os consumidores que quiserem podem ouvir sua própria seleção musical: cada mesa conta com conectores de aparelhos de MP3 e celulares que podem ser conectados ao sistema exclusivo de cada ombrellone, para não atrapalhar os demais frequentadores. Todos os materiais usados no quiosque são reciclados ou recicláveis.

Com este projeto piloto, a Coca-Cola quer criar um espaço de entretenimento e tendência neste verão. Futuramente, ele poderá ser ampliado para outras praças. O “Quiosque Coca-Cola” também é o primeiro ponto de venda da Coca-Cola que a própria empresa instala no Brasil. Ela é fruto de uma parceria com a Rio de Janeiro Refrescos e com a Orla Rio.




Fonte:meioemensagem.com.br

Palhaçadas que geram milhões

Marca Patati Patatá movimenta até R$ 100 milhões por ano com 350 produtos licenciados




De segunda a sexta, dois palhaços altos e coloridos alegram as manhãs do SBT no programa Carrossel Animado, voltado para um público de até oito anos de idade. A dupla Patati Patatá, no comando da atração que tem média de cinco pontos no Ibope, é apenas a ponta do iceberg de um negócio milionário, que movimenta de R$ 80 milhões a R$ 100 milhões por ano com a venda de produtos licenciados.
São mais de 350 itens de vários segmentos, como papelaria, alimentos, cosméticos, artigos para festas, vestuário, editorial, entre outros, produzidos em parceria com 54 empresas. Entre elas, fabricantes de peso como a Grendene, responsável pelos calçados, e a Panini, que faz revistas e figurinhas. O primeiro produto licenciado foram os bonecos, lançados em 2010, pela Multibrink.
“Os palhaços venderam 12 vezes mais que os bonecos da Disney feitos pela mesma empresa”, assegura o empresário Rinaldo Helder Faria, dono da marca Patati Patatá e da Rinaldi Produções, e que recebe cerca de 10% em royalties pelo licenciamento da grife. Os contratos são gerenciados pela Kasmanas Licensing, que na semana passada recebeu o Prêmio Licença Destaque 2011, em votação organizada pela revista Espaço Brinquedo. Patati Patatá superou nomes de peso como Carros 2 e Galinha Pintadinha.
À frente desse império do entretenimento, Faria, 40 anos, detém a marca Patati Patatá desde os 14. Não sabe precisar o valor da grife, mas dá uma pista. “Nãovenderia por R$ 100 milhões”. Ex-mágico e ex-palhaço (durante sete anos atuou como Patatá), Rinaldi, como é conhecido, comanda o negócio com pulso firme e olhos atentos a todos os detalhes. São 350 funcionários e 40 duplas de palhaços, que fazem shows e apresentações em escolas de 17 Estados brasileiros. Por ano, são 14 mil espetáculos escolares e quase três mil shows, que alavancam as vendas diretas de CDs e DVDs – mais de oito milhões de cópias de 17 títulos divididos entre as duas mídias já foram comercializadas. O quartel-general da trupe é na Vila Formosa, na zona leste de São Paulo.
No início da carreira, há 26 anos, os palhaços faziam os shows gratuitamente nas escolas e ganhavam dinheiro tirando fotos com as crianças. O modelo de negócio migrou para a comercialização de CDs no final das apresentações. No ano passado, fecharam contrato com a Som Livre e, entre setembro e dezembro, venderam 300 mil unidades de Brincando com Patati Patatá, (box com quatro DVDs). De acordo com Rinaldi, os números deixam para trás o ídolo adolescente Luan Santana.
Dentro dos planos de expansão do negócio, para 2012 os projetos já foram traçados. Incluem a criação da Família Patati Patatá, o lançamento de uma revista em quadrinhos e um filme. “Ainda estamos em fase de roteiro”, despista.
Outro projeto é levar os palhaços para outros países, começando pelos Estados Unidos, com o lançamento de uma loja de produtos nas terras do Tio Sam para demonstrar a marca. “Se o Bozo veio para o Brasil, por que não podemos levar alegria para fora?”. Quando criou as fantasias, o empresário garante que já pensava em exportar os personagens. Patati, por exemplo, veste fantasia azul, vermelha e branca, combinação perfeita para conquistar as crianças americanas. O verde-amarelo da bandeira brasileira está no traje de Patatá. A dupla já realizou quatroshows nos Estados Unidos.


Crédito: Arthur Nobre 





Fonte:meioemensagem.com.br

Cervejaria Petrópolis quer nova agência

Empresas já foram convidadas a disputar conta que deixará Multisolution



Uma das maiores disputas por verba de publicidade em 2012 está traçada: a Cervejaria Petrópolis deixará a Multisolution e já convidou grandes agências a participarem da concorrência. As principais marcas da Petrópolis são Itaipava e Crystal. De acordo com o ranking Agências e Anunciantes, a empresa é o nono maior anunciante brasileiro, com R$ 299 milhões de investimentos em mídia.

A Petrópolis foi contatada e afirmou que é assediada constantemente por propostas de agências, mas que “neste momento está focada nas campanhas de verão e não comenta especulações de mercado”.

Já a Multisolution disse não ter sido avisada pelo anunciante. De acordo com o sócio Pedro Queirolo, as campanhas de verão estão todas criadas e com mídia comprada. “Além disso, já compramos espaço na Fazenda, da Record, na Fórmula Indy, da Band”, afirma.




Fonte:meioemensagem.com.br

Ana Paula Cortat assume planejamento da Africa

Profissional deixa Isobar e será vice-presidente da área na agência do Grupo ABC

Em janeiro, Ana Paula Cortat assume o cargo de vice-presidente de planejamento da Africa, cargo vago desde abril, quando Pedro Cruz seguiu para a Giovanni+DraftFCB. Para assumir o novo desafio, Ana Paula Cortat deixa a vice-presidência de estratégia do Grupo Isobar, onde estava desde outubro de 2009. O Isobar controla a AgênciaClick, a Age e a iProspect. O trabalho de Ana Paula estava mais focado na primeira, mais especificamente no planejamento para a Fiat. Anteriormente, ela já havia trabalhado com este mesmo cliente durante os 11 anos em que passou na Leo Burnett, onde foi vice-presidente de planejamento e pesquisa entre 2005 e 2009. Ana Paula Cortat tem 25 anos de mercado, incluindo participação em campanhas eleitorais de 1988 a 2006. Em 2008 foi indicada ao Prêmio Caboré na categoria de Profissional de Planejamento.







Fonte:meioemensagem.com.br

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Semurb desliga painel eletrônico irregular em Capim Macio

Fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizaram na última quinta-feira, 13 de outubro, a autuação de uma empresa de comunicação visual responsável pelo painel eletrônico de LED’s, instalado as margens da avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio. O painel não possuía a licença ambiental que autoriza a instalação deste tipo de publicidade ao ar livre..

O auto de infração, aplicado pela Semurb, determinava o desligamento do anúncio publicitário eletrônico irregular, amparado no Código de Meio Ambiente, Lei nº 4.100/92, artigo 117, que orienta o uso do espaço publicitário, e no Decreto Municipal nº 4.621, artigo 49, que regulamenta os meios de publicidade ao ar livre.

A empresa responsável pelo anúncio apresentou defesa no mesmo dia da operação, que mesmo alegando não poder desligar o equipamento por existir contratos vigentes, promoveu o desligamento, sob pena de sofrer agravamento da multa. Porém, a firma já entrou com requerimento para licenciamento da publicidade junto à secretaria. A multa aplicada pela irregularidade pode chegar a R$ 1.198,00 reais.




Fonte:http://www.natal.rn.gov.br

Semurb intensifica combate à poluição visual


Divulgação



Em apenas cinco meses o Programa Publicidade Legal desenvolvido pela Secretaria de Meio ambiente e Urbanismo (Semurb), já retirou das ruas de Natal mais de 16 mil peças publicitárias irregulares, como faixas, placas e outdoors. Esta semana, é a vez dos cartazes promocionais afixados irregularmente em muros, tapumes e edifícios da cidade. A ação desta sexta-feira (20) ocorreu num prédio desativado, na Av. Salgado Filho, esquina com a rua Monsenhor Landim, no bairro de Lagoa Nova.

A equipe de operações da secretaria promoveu a retirada dos cartazes irregulares afixados nas vidraças e paredes do edifício, que estava praticamente coberto por anúncios de eventos, shows e festas. A operação foi iniciada com a identificação dos locais, com a colocação de uma tarja vermelha, indicando a publicidade irregular. Outros pontos foram identificados: nas avenidas Lima e Silva com Romualdo Galvão, Prudente de Morais com Bernardo Vieira e Salgado Filho.

De acordo com o secretário, Kalazans Bezerra, a proposta é reduzir e disciplinar o número de outdoors, faixas e cartazes espalhados de maneira desordenada na cidade e que estejam promovendo a poluição visual, afirma. Para o chefe do setor de serviços da Semurb, João Maria da Silva, as ações do Publicidade Legal já mostram resultados “Houve uma diminuição significativa da poluição visual em Natal, desde a implantação do programa”, diz.

Outras operações como esta acontecerão em vários outros pontos da cidade com vistas ao combate à poluição visual em Natal. Além dos cartazes, continua a remoção de faixas, placas e banners instalados em locais não permitidos ou sem o licenciamento da Semurb.


Fonte:http://www.natal.rn.gov.br

Nissan desembarca em Madrid através do Digital Signage

A indústria automotiva encontrou uma nova forma de apresentar seus veículos aso clientes. Até pouco tempo, esse mercado estava restrito aos shoppings, que forneciam espaços para exposição de novos modelos.






A Nissan apresenta seu novo modelo de automovel através de um interesante videowall, que mostra alguns videos do veículo, além de expor o modelo logo abaixo dos monitores. Essa proposta visa causar um impacto muito maior aos clientes, tornando o conteúdo muito mais atrativo e elevar o conceito da marca. Sem dúvida a utilização do Digital Signage para projetos especiais é uma ferramenta fantástica.




Fonte:digitalsignagebrasil.com

Empresas que usam publicidade em abrigos de passageiros são notificadas pela Semob




As empresas que estão usando as paradas de ônibus e abrigos de passageiros para fins publicitários estão sendo notificadas pela Prefeitura do Natal para comparecer a sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Uma equipe do Departamento de Estudos e Projetos da Semob identificou os pontos e enviou correspondência as empresas solicitando o comparecimento de seus diretores ou representantes a sede do órgão para prestar esclarecimentos e promover a retirada do material.

De acordo com a secretária da Semob, Elisabeth Thé “os abrigos de passageiros compõem o mobiliário urbano e toda exploração publicitária no equipamento é regulamentada pelo Decreto 4.621/92.”

Os artigos 50 e 51 do decreto estabelecem que: pela inobservância destas normas, ficará o responsável sujeito, além de sanções previstas na legislação Tributária, multa, cancelamento da licença, remoção do meio e suspensão do cadastro dos responsáveis técnicos pelos meios.

No entendimento da Semob, as empresas não devem veicular faixas, cartazes ou similares no equipamento público. Para veiculação publicitária nos pontos de ônibus, a secretaria sugere os abrigos especiais que definem espaços próprios para esse fim, dentro de expositores, tratados visualmente de forma a não poluir.




Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/

Couve-flor ganha personalidade no supermercado

A couve-flor não é o item mais lembrado na hora das compras de supermercado. Mais difícil ainda é fazer as pessoas pagarem mais por uma colheita selecionada e embalada a vácuo do vegetal.





Mas o problema foi resolvido pelo estúdio de design Black Squid, da Austrália. Eles criaram uma família de couve-flor, com quatro personalidades diferentes - Bob, Doug, Doris, Shirl.

Quando os consumidores pegam o produto dentro do supermercado, acabam lendo a descrição e conhecendo cada um deles. Veja o exemplo da Doris: "A Doris pode parecer um pouco tímida, mas assim que misturada e refogada com outros vegetais, ela se tornará a vida da refeição. Espontânea, saudável e surpreendente".





Fonte:blog.enox.com.br

Pizza Sabor QR Code

A agência Scholz&Friends precisava atrair candidatos para preencher suas vagas. Para isso, teve uma ideia bacana. Em parceria com uma empresa local de pizza delivery, a cada pedido feito por uma agência de web e comunicação, uma pizza com QR Code"impresso" era entregue junto.








O QR Code levava a uma página de seleção de criativos digitais. A ação rendeu 12 entrevistas, resultando em dois novos times para a agência. Boa a sacada de atrair pessoas trabalhando até tarde em outras agências, não?






Fonte:blog.enox.com.br

Laloum torna-se número dois da Y&R

Executivo passa a responder como chief operating officer ao presidente Marcos Quintela



Em um movimento definido pelo presidente Marcos Quintela como “natural”, David Laloum é promovido a chief operating officer (COO) da Y&R e passa a ser o número dois da maior agência brasileira em compra de mídia. O posto de vice-presidente de planejamento, até então ocupado por Laloum, deverá ser preenchido nos próximos dias com uma contratação. A consequência da mudança é que a estrutura de comando da agência passa a ter Laloum entre Quintela e os três vice-presidentes que, além do profissional de planejamento, são Rui Branquinho, na criação, e Gustavo Gaion, na mídia.

“O David é um nome de confiança para mim, assim como eu sou para o Roberto Justus (presidente do Grupo Newcomm). Ele tem um perfil agregador que combina com a função. Há muito tempo nós já conversamos sobre todos os rumos da agência, inclusive seu posicionamento no mercado e os profissionais nos quais apostamos”, afirma Quintela. “É um movimento natural após seis anos na Y&R. Faz muitos meses, e diria até anos, que tenho conversas com o Quintela sobre diversos assuntos que vão além do planejamento”, completa Laloum. “Além disso, existe uma complementariedade. Eu sou o chamado publicitário puro, já que comecei como estagiário no mercado lá na França. Há 20 anos estou fazendo isso. Já o Quintela tem o viés do publicitário de negócios”, analisa.

Entre os principais objetivos de Laloum para o ano que vem como líder operacional da agência está maior agressividade no digital, como reflexo da vinda da marca VML ao Brasil. Ele destaca ainda a abordagem multiplataforma dos projetos, a implementação de parcerias com fornecedores que vão de produtoras a profissionais de tecnologia e a busca por talentos internos e por novos negócios nos atuais clientes. “Devido ao meu perfil, vamos reforçar a estratégia em cima do branding e do posicionamento das marcas”, adiciona. Isso significa ampliar as capacidades do planejamento, o que pode incluir mais projetos que hoje são entregues a consultorias de branding como Thymus e Alexandria.

O francês David Laloum chegou à Y&R brasileira em 2006 como diretor de planejamento, tendo subido para a vice-presidência do setor em 2010. Antes da Y&R, Laloum passou pela Wunderman de Nova York, para onde foi após deixar seu país. Na França, atuou nas equipes de Wunderman, Orange Art e TBWA Paris.
Outra promoção na Y&R é a de Leonardo Balbi, que passa de diretor de conta para diretor de atendimento – função já exercida também por Valeria Ordonhez, Marcia Kuperman e Alessandro Cardoni.

Alta de dois dígitos
Com Laloum na operação da agência, Quintela ficará mais focado em expandir os negócios da Y&R, que prevê fechar 2011 com crescimento de 17%. “O número é muito bom, se considerarmos que somos a maior agência do Brasil e que não conquistamos contas entre as grandes verbas do mercado neste ano. Isso indica que crescemos dentro dos atuais clientes”, comemora Quintela. A Y&R passou a atender neste ano Alelo, Boeh­ringer Ingelheim e Hopi Hari. Entre os que já estavam na casa, os que mais ampliaram os investimentos foram, segundo Quintela, Bradesco e Vivo.

Para 2012, a meta é crescer entre 10% e 15% e buscar contas nos segmentos de cervejas e montadoras. A Y&R espera ainda ampliar sua fatia na verba da Vivo, que promove concorrência pelo projeto de mudança do nome Telefônica para Vivo. A disputa deve ser concluí­da em abril.




Fonte:meioemensagem.com.br

Lições do futebol espanhol aos brasileiros

De um lado, a exibição de gala do Barcelona no Mundial de Clubes. De outro, a receita de sucesso do time que mais fatura no mundo, o Real Madrid




Desde o domingo 18, o futebol brasileiro vive uma fase de análise. O Barcelona do genial Messi derrotou o Santos de Neymar por 4 a 0, arrebatando não apenas o título mundial de clubes como também provocando um movimento de questionamento que promete se estender por mais tempo - e que acende o sinal de alerta para quem sonha com o troféu da Copa do Mundo de 2014 na mão do capitão da seleção brasileira.

Nesta terça-feira, 20, três dos maiores jornais do País estamparam em suas capas chamadas para a grande discussão do esporte destes dias. O Globo vai direto ao ponto, em letras garrafais e no alto da primeira página: "Uma lição para o futebol brasileiro". A manchete do caderno de esportes de O Estado de S. Paulo aponta: "Barça leva futebol brasileiro ao divã". E na Folha de S. Paulo a capa do mesmo caderno destaca: "Enquanto Barcelona encanta com seu toque de bola, futebol brasileiro se afasta dela".

A crônica esportiva é pródiga em comentários. O Barcelona pratica o futebol que o Brasil esqueceu. E se tivermos a pretensão de atingir o ponto máximo do esporte, o título da Copa, este é o momento de se fazer algo.

Mas, além das quatro linhas, é preciso observar que não é somente o Barcelona que mostra que é importante tomar as lições desde já. Outro clube espanhol, por sinal o maior adversário do time azul-grená, também tem o que inspirar ao Brasil: o Real Madrid. Deixando-se o futebol para os esportistas, é necessário se pensar ainda no modelo de atuação de cada um desses times. O Barcelona, por exemplo, investe fortemente nas categorias de base. E esse é apenas um dos pontos.

Sobre gestão do esporte, marketing esportivo, estratégia de negócios, pode-se aprender muito com o Real Madrid. Meio & Mensagem foi atrás de algumas dessas respostas.

Negócios do futebol

Apontado pela Deloitte no estudo Football Money League como o clube que mais fatura no mundo, o Real Madrid (atual líder do campeonato espanhol) encontrou o modelo adequado para garantir seu crescimento. É o que demonstra a evolução da receita da equipe merengue – como é conhecida – de 2000 para cá. Se 11 anos atrás, eles movimentavam 100 milhões de euros, devem fechar agora com 500 milhões de euros.

No relatório da Deloitte, o Real Madrid obteve na temporada passada uma receita de quase 160 milhões de euros com a transmissão de seus jogos pela TV – o clube tem um acordo com a MediaPro, que responde pelo conteúdo da Liga Espanhola exibido na televisão, que lhe renderá 1,1 bilhão de euros até a temporada 2013/2014. Com bilheteria, a arrecadação chegou a 11,6 milhões de euros. E com as parcerias comerciais outros 150,8 milhões de euros.

Os projetos comerciais (patrocínios, merchandising, licenciamento, tour e amistosos) estão entre os motivos de o time espanhol ter deslanchado tanto nesse período de 11 anos. Mas a principal razão foi a profissionalização da administração e do marketing. Quem explica isso é Alfonso Roberes, gerente de parcerias internacionais do Real Madrid, que conversou com a TV Meio & Mensagem sobre o modelo de negócios implantado pelo clube em 2000, quando Florentino Pérez assumiu a presidência.

Nesta entrevista (confira abaixo), Roberes fala dos dois fatores fundamentais que levaram a equipe merengue a chegar a essa receita de 500 milhões de euros – exatamente os direitos de televisão e as parcerias comerciais. E é claro que o clube pretende faturar mais. Para isso, investe na expansão da marca globalmente. Isso quer dizer levar o nome Real Madrid a mercados distantes mas nos quais se identifique a ligação dos fãs de futebol com o time madrilenho.

Foi encomendado um estudo para localizar essas praças. Uma delas é a Ásia. No verão europeu passado, o Real Madrid excursionou pela China, onde conta com 150 milhões de fanáticos pelo clube – no mundo todo, segundo Roberes, são 500 milhões de apaixonados. Outro mercado é a América Latina. E, dentro da região, o Brasil atrai alto interesse. Especialmente devido aos megaeventos esportivos. “Haverá muitos investimentos em estádios, em infraestrutura. Isso reforçará o País e os clubes. Será bom para fazermos amistosos no Brasil”, contou o executivo.

Esse intercâmbio pode ser benéfico tanto para o esporte quanto para o lado dos negócios dos clubes brasileiros. É um caminho, mas outras possibilidades devem ser estudadas. Como ficou claro depois do show que o Barcelona apresentou aos olhos dos brasileiros, a reflexão sobre o que vive hoje o esporte mais popular do País é importante.




Fonte:meioemensagem.com.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vídeo Game no Mictório

Um pub londrino está servindo de teste para um novo tipo de videogame, instalado dentro dos banheiros masculinos. A proposta é oferecer entretenimento enquanto os homens urinam, controlando o videogame através do mictório.

Não entendeu? Então veja o vídeo:


Fonte:blog.enox.com.br

T-Mobile leva Mariah Carey para 5 lugares diferentes ao mesmo tempo

Ao longo dos últimos anos, a T-Mobile tem realizado uma série de ações de relacionamento com seu público potencial - principalmente com incríveis FlashMobs - que, além de impressionarem todo o mundo, elevam as expectavas tanto do públicoquanto de quem trabalha pensando em formas de conquistar mais e novos fãs para marcas.

Agora, na época de Natal , não poderia ser diferente. A empresa de telefonia levou ninguém menos que Mariah Carey para 5 lugares diferentes. E o incrível: ao mesmo tempo. No último dia 17 de novembro, uma projeção holográfica da cantora pop se apresentou na Polônia, Alemanha, Macedônia, Croácia e Montenegro.

t-mobile, natal, mariah carey, holografia

t-mobile, natal, mariah carey, holografia

t-mobile, natal, mariah carey, holografia

t-mobile, natal, mariah carey, holografia


Fonte: blog.enox.com.br

Nokia faz prédio em Londres ganhar vida





A Nokia preparou uma grande festa para o lançamento de seu novo celular Lumia 800 naInglaterra. Eles convidaram ninguém menos que o DJ Deadmau5 para tocar junto com uma projeção gigantesca na fachada do prédio Millbank Tower. A tecnologia demapeamento 4D usada é a mais avançada atualmente e proporcionou cenas espetaculares.



Fonte:blog.enox.com.br

As tendências no mercado de brindes

Eles podem prolongar uma boa – ou má – lembrança de marca


Eles estão presentes em eventos e em ações promocionais o ano inteiro, mas alguns produtos especificamente ganham fôlego especial nesta época do ano. Os brindes, quando pertinentes, são uma forma de fazer a lembrança de uma marca se prolongar na vida de um cliente ou público de interesse da empresa. Hoje, no Brasil, essa é uma área bastante pulverizada, que possui cerca de 4.000 empresas. Mas muitos dos brindes que são produzidos ou comercializados por aqui vêm de fora, especialmente da China. Estima-se que de 40% a 50% do volume venha do exterior e deste montante, entre 80% e 85% têm origem na China.


Em 2008, o setor faturou R$ 6 bilhões, e em 2011 a expectativa é de que o faturamento gire entre R$ 5,2 bilhões e R$ 5,3 bilhões. Houve queda de 22%, que vem sendo recuperada, mas segundo Luís Roberto Salvador, diretor do guia Bríndice, ainda não atingiu os níveis de 2008, quando foi afetado pela crise mundial. Naquele ano, o segmento empregava 115 mil pessoas e hoje tem em média 85 mil funcionários. Para ele, o setor crescerá 8% este ano e em 2012 deve variar entre 5% e 6%.


O executivo acredita que hoje esse mercado não seja tanto um termômetro da economia. As instabilidades que o mercado vive, diz ele, o setor também enfrenta. Para ele, outubro foi um mês bom, em novembro houve uma queda e no final do mês para início de dezembro, houve uma recuperação. Ele incentiva que as empresas não pensem somente no fator preço, na hora de encomendar um brinde. “Uma empresa jamais deve atrelar seu nome a algo que não seja de qualidade, para não estragar sua reputação. Pode até dar uma caneta de R$ 0,40, mas ela precisa escrever, porque a imagem da companhia também é dada no brinde. E claro que quanto mais caro, melhor a qualidade e a aparência, mas, caro ou barato, é importante que seja duradouro, porque garante maior tempo de circulação para a sua imagem”, alertou.

Salvador destaca que nesta época do ano as agendas e calendários continuam sendo os itens mais representativos (sendo que ao longo do ano lideram as canetas). “As agendas continuam sendo marcantes, ainda mais para quem tem mais idade e ainda tem o hábito do papel”, disse. Mas é uma tendência a aposta em produtos ecológicos e de tecnologia, como pendrives, aparelhos de mp3.
Nos brindes ecológicos, ele ressalta papéis reciclados, capas de alumínio, camisetas com fios produzidos em parte com garrafas pet, bolsas de tecidos de algodão. Já em relação aos maiores compradores de brindes, atualmente, destaca as empresas do setor financeiro, que incluem não apenas bancos, mas também administradoras de cartões de crédito.

Já Auli de Vitto, Forma Editora, compreende que quanto mais devagar esteja a situação da economia, mais aquecido fica o setor, por conta das ações promocionais com que as empresas buscam alavancar suas vendas e dar giro maior aos produtos no mercado. Suas previsões são bem mais otimistas para o mercado que as do diretor do Bríndice. Segundo Vitto, apesar dos buchichos, o mercado de brindes está aquecido e deve crescer em 2012 entre 10% e 12%. A demanda, defende, está mais equilibrada, por conta de ações promocionais de inverno, verão e datas de varejo. “Mesmo assim, os últimos três meses do ano são representativos; 70% das vendas são concentradas no segundo semestre”, avalia.


Nesta época do ano, há um aumento de 30% na contratação da mão-de-obra, com as vagas temporárias. No mercado nacional, especialmente para produções na área de confecção, como camisas, camisetas, bolas e sacolas.


O diretor da Forma diz que é extremamente importante os compradores entenderem o motivo do brinde. “Muitas vezes, ele é comprado aleatoriamente e existe até a expressão “dar um brindezinho”, mas o brinde tem papel importante porque prolonga o recall da marca para além de um evento ou ocasião”. Ele defende o produto como um gerador de retorno eficaz e uma das ferramentas de consolidação da marca.


Citando pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Auli de Vitto destaca a grande preocupação de muitas empresas em alguns vetores, como o ecológico. Elas querem, segundo ele, atender as expectativas socioambientais e oferecer produtos compatíveis com o novo contexto social. E a escolha dos brindes vai a reboque dessas ações. Alguns mesclam ecologia e tecnologia, como sementes com o nome da empresa gravado a laser (em que a primeira folha que nasce, garante ele, também aparece a marca), esponjas vegetais com formatos de animais, papel semente (material com mensagem que, depois de lida, se jogada na terra faz brotar um planta). Já na área de tecnologia, estão em alta produtos que têm algum tipo de serviço agregado, como cofres com contadores que vão somando a quantia economizada e porta-comprimidos com timer para avisar o dono sobre o horário de tomar o medicamento ou, ainda, um relógio movido a água (outro exemplo “eco-tecno”).


Players


Uma das principais empresas do mercado nacional de brindes, a The Marketing Store, que reivindica também a liderança global, produz mais de um bilhão de brindes anualmente. “A razão é muito simples: tratamos esta ferramenta com os mesmos cuidados que os nossos clientes tratam suas marcas e produtos”, define Genival Britto, vice-presidente de negócios.


Os brindes representam 63,4% do negócio total da empresa e os de Natal e Ano Novo especificamente, 8%. Os maiores clientes nesta época do ano são os shopping centers e redes de varejo. Para a empresa, o faturamento vem crescendo de 12% a 15% ao ano e a explicação do executivo são as demandas cada vez mais planejadas. “Os projetos de brinde mais relevantes estão sendo solicitados em média com seis meses de antecedência para viabilizar a produção e importação da China, onde conseguimos obter melhor custo-benefício”, diz.


Para o executivo, um brinde tem a responsabilidade de ser “um pedacinho do DNA da marca”, um construtor de valor em sua relação com os diferentes públicos. “A nossa recomendação é que o brinde seja avaliado com os mesmos cuidados de um filme, de um anúncio, pois ele só é bacana quando tem valor estratégico”, defende. No caso dos clientes da The Marketing Store, os brindes mais demandados são os que aliam design e funcionalidade. Ele destaca também o licenciamento como uma forma de agregar valor a um custo viável, se a escala de produção for grande: “As licenças associadas a designers, estilistas e celebridades estão ganhando muito espaço no mercado, pois trazem para o mercado promocional o aspiracional do varejo”.


Britto entende que nunca antes o custo-benefício foi tão bem avaliado. As empresas têm dinheiro para investir nessa ferramenta, mas para que ela se transforme em orçamento exigem da agência um trabalho mais minucioso de planejamento, consistência, inovação e proatividade. “Para a The Marketing Store, o brinde pode fazer a diferença no resultado de vendas de qualquer produto ou serviço, agregar valor na relação com formadores de opinião e tangibilizar diferenciais competitivos de produtos e serviços e posicionamento da marca”, conclui.




Representando o segmento de bebidas, que nesta época do ano também fortalece as vendas com kits especiais para o Natal e Ano Novo, a Miolo começa no mês de agosto a desenvolver os produtos destinados ao mercado promocional. “O ideal para esse foco é que tenha insumos para no máximo início de setembro, já a formatação de preço e outros detalhes, devem estar disponíveis em agosto”, explica Janaina Selau, supervisora de televendas e e-commerce do Miolo Wine Group.


O grupo ofereceu novidades este ano: duas opções de kits e uma de cartucho que podem ser personalizados com a logomarca do cliente. O cartucho é para uma garrafa e além dele, há kits de uma garrafa de vinho e duas taças e uma garrafa de espumante e duas taças. Pelo sistema de televendas a empresa atende pessoas e empresas que compram para presentear seus públicos diretos de interesse (e não para revender, como as redes de varejo).


Com a agência Zorzo, de Porto Alegre, o Miolo Wine Group tem dado atenção especial à personalização das embalagens, que têm arte mais clean, com hotstamping e deixam espaço destacado para a marca da empresa que oferece o brinde. Em fase piloto, um próximo passo para esse tipo de kits é disponibilizar versões com garrafas de vinhos e espumantes nos tamanhos respectivos de 375 ml e 250 ml.



Fonte:meioemensagem.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Twitter terá página especial para marcas

Nova visual do microblog contempla um formato diferente para os perfis patrocinados



Não são apenas os usuários comuns que verão o seu perfil no Twitter ganhar uma roupagem nova. O novo visual do microblog, anunciado nessa quinta-feira, 8, contempla uma mudança importante para as marcas e anunciantes que fazem ações na rede social.

Nos próximos dias, o Twitter passará a apresentar páginas especiais para as marcas, diferente dos perfis comuns, utilizados pelos usuários. A ideia é fazer com que os anunciantes ganhem uma área diferente para se comunicar com seus seguidores, ao mesmo tempo em que valoriza as relações comerciais do microblog.

Esses perfis de marcas permitirão que o anunciante personalize a tela, priorizando o conteúdo que quiserem destacar para os internautas. No alto da pagina e no fundo, as cores, nome e estilo da marca ganham destaque. Como conteúdo, será possível inserir, além de tuítes, vídeos e links promocionais. Os anunciantes também terão a opção de destacar um tuíte único, quando quiserem anunciar um importante comunicado ou destacar uma ação pontual.

De acordo com as análises de especialistas, a criação de um modelo especial para os anunciantes veio da percepção, por parte do Twitter, de que era necessário fazer algo semelhante ao que o Facebook e o Google+ já estão fazendo – e, com isso, ganhando a adesão de diversas marcas. Ao seguir essa linha, o Twitter começa a construir uma relação um pouco mais próxima com seus anunciantes e, caso as páginas de marcas tenham uma boa aceitação do público, será possível estender ainda mais a negociação com as empresas e, obviamente, incrementar os ganhos com publicidade.

A princípio, o Twitter irá disponibilizar as páginas de marcas para 21 anunciantes: American Express, Best Buy, Bing, Chevrolet, Coca-Cola, Dell, Disney, General Electric, Hewlett-Packard, Intel, JetBlue, Kia, McDonalds, Nike, PepsiCo, Staples, Verizon Communicationssem fio, NYSE Euronext, Heineken, Metro e Paramount Pictures.

Novo visual

As mudanças no Twitter não se restringem apenas às páginas patrocinadas. De acordo com o microblog, paulatinamente, os usuários passarão a ter a nova interface. A home e o perfil dos cadastrados terá uma aparência diferente. A timeline, que lista os posts de todos as pessoas seguidas, se deslocará para a parte direita da página. A ideia, segundo a rede, é facilitar a navegação e a interatividade. Essa é a segunda grande mudança pela qual o Twitter passa desde a sua criação. Antes disso, o microblog havia mudado para o formato atual em setembro do ano passado.

Com informações do Advertising Age.




Fonte:meioemensagem.com.br

Ação da Espalhe entre as melhores do ano

Ad Age cita projeto criado para Halls em duas listas, entre as 10 melhores do ano. Pereira & O'Dell, do Grupo ABC, também é lembrada


A Espalhe Marketing de Guerrilha foi citada em duas listas de fim de ano do Ad Age, entre as “10 melhores campanhas nas mídias sociais” e os “10 trabalhos criativos mais matadores”, por uma ação realizada para Halls. Trata-se do projeto para “imortalizar”o sabor uva verde. A Kraft Foods havia anunciado que iria descontinuar a sua comercialização em outubro de 2010. Depois que centenas de consumidores protestaram na internet pela volta de seu drops, a marca resolveu relançar o produto e ainda homenagear esses fãs. Foram contratados três artistas para fazer “bustos” ou esculturas, utilizando 5000 balas. A marca ainda procurou um quarto artista pelo Facebook.

A notícia foi comemorada pela agência. De acordo com Gustavo Fortes, sócio e diretor de planejamento da Espalhe, é ótimo ser reconhecido por um veículo que é referência global. “Em breve a Espalhe irá comemorar nove anos de existência e nos últimos dois anos estamos fazendo um esforço muito grande para se estruturar e deixar de ser a “cereja do bolo” nas ações do cliente e passar a ter uma participação maior, sendo mais importante no dia-a-dia do anunciante. Esse trabalho com Halls faz parte desde movimento”. (Veja aqui a notícia na época de lançamento da ação).

Outra ação lembrada na lista do Ad Age como “10 melhores campanhas nas mídias sociais” é o projeto da Pereira & O'Dell, do brasileiro Grupo ABC, criada para a Intel e Toshiba, intitulada “The Inside Experience”. Trata-se de uma campanha em que a personagem Christina Perasso foi sequestrada e só pôde enviar pistar sobre sua localização por meio do Facebook, Twitter e Youtube. Ela utilizava o laptop (tema da ação) que recebeu no cativeiro. Os fãs puderam ajudar desvendar o mistério, com pistas de Christina.

As campanhas aparecem ao lado de outros grandes sucessos deste ano como “The Force” para a Volkswagen e “The Entrance“ para Heineken criada pela Wieden & Kennedy, Amsterdam e que foi reproduzida no Brasil.




Fonte:meioemensagem.com.br

Dentsu quer formar uma holding no Brasil

Estrutura abrigaria empresas adquiridas, como a digital Lov, além de agências de publicidade, eventos, esportes e promoções


A aquisição da digital Lov, que vem sendo negociada desde o início do ano e depende apenas de detalhes burocráticos para ser anunciada oficialmente, é apenas o primeiro passo concreto do presidente Renato Lóes para transformar a operação brasileira da Dentsu em um dos grandes grupos da publicidade atuantes no País. O plano, a ser executado em 2012, é transformá-la em uma holding que chegue ao final do ano que vem com três a quatro empresas e um volume de negócios muito maior do que o atual, com crescimento de pelo menos 80% durante o próximo exercício.

“A Dentsu é a maior agência do mundo e, ao mesmo tempo, o Brasil é o quarto ou quinto maior mercado para a publicidade. Por isso, não faria sentido para uma rede dessas não estar entre pelo menos as 15 maiores do País”, justifica Lóes. “Eu poderia tentar alcançar essa meta crescendo de maneira orgânica, mas seria muito difícil. Por isso, estamos buscando aquisições”, revela. A Dentsu fechou 2010 com compra de mídia de R$ 82 milhões, na 45ª posição do ranking Agências & Anunciantes. A 15ª colocação foi ocupada pelo grupo PPR (dono de NBS e Quê), com R$ 407 milhões. Isso mostra o tamanho do desafio de Lóes, considerando-se, claro, somente a compra de mídia.

A política de aquisições tem como prioridade a incorporação de uma grande agência de publicidade independente, das poucas que restam no mercado, para dar volume de negócios à companhia. A meta é ter um acordo muito diferente do que foi a parceria entre Dentsu e DPZ, vigente entre 2004 e 2009 na Dentsu Latin America.
Outro foco é a compra de uma empresa de comunicação integrada, de preferência que abrigue na mesma estrutura eventos, promoção, esportes, shopper marketing e trade marketing. “Seria melhor se conseguíssemos isso em uma compra única mais ampla. Mas se não conseguirmos, vamos adquirindo uma a uma”, revela Lóes. “Esportes e eventos, por exemplo, combinam muito e podemos conseguir casar os dois na mesma aquisição”, sinaliza, indicando que já está em negociações com empresas destes setores.
Além disso, é possível que a Dentsu passe a abrigar uma empresa específica de esportes, que surgiria a partir da atual estrutura especializada que já conta com alguns profissionais que atuam em projetos de ativação do patrocínio da Sony à Fifa. Outros projetos do setor são os da Toyota, que patrocina eventos como a Taça Libertadores da América e Mundial de Clubes.

As recentes contratações reativam esta área esportiva na estrutura interna da Dentsu. Em julho do ano passado, antes da chegada de Lóes, a agência anunciou o lançamento de sua divisão de Esportes e Entretenimento, então comandada pelo vice-presidente de atendimento e novos negócios Marcio Leone, ex-diretor geral de atendimento da DPZ, e pelo vice-presidente de mídia, conteúdo e entretenimento Paulo Leal, que tinha passagens anteriores por Dream Factory, Time For Fun e Mondo. Entretanto, após a contratação de Lóes,

Vale lembrar que a operação global da Dentsu tem o braço Sport Division, que está abrindo um escritório no Rio de Janeiro e que tem a Fifa como cliente. Mas, por mais estranho que possa parecer, a divisão não tem qualquer ligação com a Dentsu brasileira. As naturezas da Sport Division e do núcleo interno no escritório de São Paulo são diferentes: enquanto a estrutura estabelecida por Lóes é focada em comunicação, o que inclui projetos de marketing esportivo e ações promocionais, a divisão internacional tem viés mais de negócios, em atividades como negociação de direitos de televisão, cotas de patrocínio esportivo e licenciamento de produtos.

Ao mesmo tempo em que traça o futuro da agência, Lóes tem que lidar com o presente. O ano de 2011 deverá trazer um crescimento entre 12% e 15% para a operação brasileira, segundo o executivo. O dado mostra a dificuldade de crescer organicamente e evidencia a importância e o impacto que uma aquisição teria.

Neste período, a agência teve atuação discreta no mercado. Por um lado, não perdeu contas e, por outro, conquistou duas verbas de anunciantes japoneses: Lexus, dentro de Toyota, e o projeto de patrocínio à Fifa da Sony, que já é cliente da casa na seara publicitária. “As contas foram conquistadas em concorrências e não por conta da origem japonesa”, garante Lóes. Um terceiro cliente conquistado, este brasileiro, é o Sonda Supermercados, porta de entrada da Dentsu para o segmento varejista. No caso da plataforma global de comunicação da Sony para a Copa de 2014, evento do qual a marca é patrocinadora oficial, a concorrência encerrada em abril terminou com vitórias da Dentsu Brasil e da Koch Tavares.

A função de buscar novos negócios está a cargo do próprio Lóes, que espera um 2012 de muitas novidades para o grupo, em consonância com os objetivos traçados pelos japoneses. “Temos apoio para investir em talentos e aquisições, porque a Dentsu global decidiu se estabelecer com força no ocidente por meio da Dentsu Network West (liderada pelo norte-americano Tim Andree)”, frisa. “Com esse suporte, o foco de nossa filosofia no Brasil agora é moldar o que será a holding ao final de 2012”, resume.
Na dependência de detalhes burocráticos para ter sua aquisição confirmada pela Dentsu, a Lov nasceu como empresa em 2005, já que antes disso era um braço de interatividade e relacionamento do então Grupo Loducca. Na época, Celso Loducca decidiu separar a unidade e criar a Lov em sociedade com João Muniz, que trocou a presidência do Grupo pela função de CEO da agência digital; o diretor de criação Andre Piva; e Cristina Rother, ex-diretora de planejamento da Globo.com. Com a venda de participação minoritária na Loducca para a MPM naquele mesmo ano de 2005, a Lov não foi incluída no negócio e ganhou vida independente nas mãos do trio de sócios diretores. Em 2009, Cristina deixou a sociedade e a Lov se juntou à Sinc na criação da holding OON, onde as agências mantinham atuação independente, embora compartilhassem alguns serviços. No entanto, em março de 2011, a parceria foi desfeita, a Lov voltou a caminhar sozinha e passou a considerar mais fortemente as propostas de aquisição que recebeu de grupos como WPP, Edelman e Dentsu, fechando negócio com este último.







Fonte:meioemensagem.com.br

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Taxista de Recife faz ação de Natal

Taxista de Recife se veste de Papai Noel e coloca apliques de renas no carro para simular um trenó de Natal. Uma ideia simples, criativa e, sem dúvidas, tá chamando a atenção das pessoas e também dos possíveis clientes. Fica o exemplo!



Filtrado do facebook do Erickson Monteiro (foto tirada pelo mesmo)

via:gogojob.com.br

Agências de Natal no Prêmio Bárbaro de Propaganda 2011

O mercado publicitário potiguar acompanhou a entrega do prêmio Bárbaro de Propaganda 2011. A 10ª edição concedeu 195 prêmios. O número é 225% maior que o da última edição. Para Rogério Nunes, ex-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do estado (Sinapro-RN), a quantidade de prêmios concedidos retrata a qualidade que o mercado publicitário conquistou nos últimos anos. Até o fechamento da edição, por volta das 22h, a premiação havia sido concedida para as áreas de serviço público e privada. A Agência de publicidade Art&C, representada pelo publicitário Arturo Arruda, havia conquistado a maioria dos prêmios.





As áreas contempladas pela premiação são: varejo, produtos industriais, serviço privado, mercado imobiliário e serviço público. As categorias: filme, impresso, cyber (peças e ações digitais criadas exclusivamente para a web), outdoor, spot para rádio, jingle, promo, design, branding e young - voltada para estudantes universitários.

Ao todo, foram registradas 82 peças na categoria Film; 99 na Press; 16 na Cyber; 29 na Outdoor; 41 na Rádio; 39 na Jingle; 38 na Promo & Direct; 46 na Design; e 47 na Branding. Durante a festa foram concedidos os prêmios: "bárbaro de ouro", "bárbaro de prata" ou "bárbaro de bronze" aos melhores de cada categoria de segmentos. O fotógrafo Giovane Sérgio recebeu o Bárbaro especial por sua contribuição ao mercado publicitário.

Onze agências concorreram ao prêmio este ano. A lista inclui Ratts Ratis, Raf Comunicação, Bora Comunicação, Virttus Multimídia, TP Comunicação, Executiva Propaganda, Art&C Comunicação, Dois.A Publicidade, Criola Propaganda, Top 10 Propaganda, e New Comunicação.

Cada vez mais, pequenas e médias empresas tornam-se clientes das agências de publicidade e propaganda, como explica Rogério Nunes. O mercado movimentou cerca de R$200 milhões só no Rio Grande do Norte em 2007, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Rogério, o valor movimentado em 2010 é, pelo menos, 20% maior que o movimentado há quatro anos. No Brasil, a indústria da Comunicação, onde está inserido o mercado publicitário, movimentou cerca de R$ 50 bilhões em 2007. O montante movimentado em 2010 ainda não foi divulgado pelo IBGE. "Estima-se que também seja 20% maior".

O ex-presidente, que esteve durante dois anos à frente do Sinapro, destacou a profissionalização das empresas. Lana Mendes, que tomou posse ontem, ressaltou que sua gestão vai focar a qualificação das agências, muitas das quais "reconhecidas e premiadas nacionalmente". O Sindicato reúne 14 das 80 agências do RN. As filiadas, que precisam atender uma série de critérios para se filiar ao Sindicato, detém 80% da participação do mercado potiguar. No RN, cerca de mil empresas estão ligadas à indústria da Comunicação.

Os grandes vencedores

A Art&C ganhou o prêmio de Agência do Ano no Bárbaro de Propaganda 2011. Esta é a quarta vez consecutiva que representantes da agência sobem ao pódio. A agência também levou outros três prêmios especiais: atendimento, anunciante e publicitário do ano e encerrou a noite como a agência com maior número de prêmios nas seis áreas disputadas. George Wilde, publicitário do ano, creditou a premiação a equipe. Arturo Arruda, diretor da Art&C, falou do desafio que é montar e manter uma equipe como a da Art&C. Também falou sobre o prêmio. "Sempre valorizamos o prêmio. Sempre inscrevemos muitas peças. Sempre acreditamos que o Rio Grande do Norte se destacaria no Nordeste e no Brasil". Ao todo, foram concedidos 195 prêmios. No ano passado, foram cerca de 60.

Fonte:tribunadonorte.com.br





PRÊMIO ESPECIAL


GIOVANNI SÉRGIO


CATEGORIA YOUNG

BÁRBARO DE BRONZE

GUILHERME VARELA E GABRIEL DUNKE


BÁRBARO DE PRATA


NATÁLIA ALENCAR E VIRGÍNIA NAVARRO


BÁRBARO DE OURO

DÊNIS AUGUSTO E CAIO WAGNER


ÁREA SERVIÇO PÚBLICO


PEÇA ISOLADA


CATEGORIA BRANDING

BÁRBARO DE BRONZE – CENTRAL DE TRANSPLANTES / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – URBANA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – POTIGÁS / CRIOLA


CATEGORIA CYBER


BÁRBARO DE PRATA – MÃOS A OBRA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – TRANSPLANTE DE CÓRNEA / ART&C


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – FESTA DA LIBERDADE / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – REVISTA 2011 / ART&C


BÁRBARO DE OURO – BARRIGA / ART&C


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – NATAL EM NATAL / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – AFTOSA 2011 / ART&C


BÁRBARO DE OURO – CINEMA / ART&C


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE BRONZE – AGOSTO DA ALEGRIA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – PARNAMIRINENSE / RAF


BÁRBARO DE OURO – COCO / ART&C


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE BRONZE – SINTONIA / EXECUTIVA


BÁRBARO DE PRATA – ÓCULOS / ART&C


BÁRBARO DE OURO – DIRIGIA E FALAVA AO CELULAR / DOIS.A


CATEGORIA PRESS



BÁRBARO DE BRONZE – SAUDE DE FERRO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – RALO / ART&C


BÁRBARO DE OURO – JOSÉ DE ALENCAR / RATTS


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – JANELA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – MALA DIRETA CARTÃO / EXECUTIVA


BÁRBARO DE OURO – CAIXA QUADRO / ART&C


CATEGORIA RÁDIO

BÁRBARO DE BRONZE – FEBRE AFTOSA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – MUITOS ANOS DE VIDA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – TÁ QUENTE, TÁ FRIO / ART&C


SÉRIE

CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE PRATA – NÃO É PIADA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – SUPER AME / ART&C


CATEGORIA FILM



BÁRBARO DE OURO – MÃOS A OBRA / ART&C


CATEGORIA OUTDOOR

BÁRBARO DE BRONZE – ENCHENTE E LIXÃO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA
– NATAL É LOGO ALI / ART&C


BÁRBARO DE OURO – AGOSTO DA ALEGRIA / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – AGOSTO DA ALEGRIA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA
– TALENTOS DA TERRA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – FOGOS DE ARTIFÍCIO / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE PRATA
– QUESTIONAMENTO DROGAS / ART&C


BÁRBARO DE OURO – NÃO É PIADA / ART&C


CAMPANHA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – MOSSORÓ CIDADE JUNINA / ART&C


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE PRATA – ESSE É O JEITO CERTO ART&C


BÁRBARO DE OURO
– MOSSORÓ CIDADE JUNINA / ART&C


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE OURO – ESSE É O JEITO CERTO / ART&C


CATEGORIA PRESS



BÁRBARO DE PRATA
– ESSE É O JEITO CERTO / ART&C


BÁRBARO DE OURO – MOSSORÓ CIDADE JUNINA / ART&C


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE OURO
– ADOTE O VERDE / EXECUTIVA


ÁREA SERVIÇO PRIVADO


PEÇA ISOLADA





CATEGORIA BRANDING



BÁRBARO DE BRONZE – BUZZ MÍDIA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – PULSE ACADEMIA / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO
– ARENA DAS DUNAS / CRIOLA


CATEGORIA CYBER



BÁRBARO DE BRONZE
– MANIFESTO DA ALUNA / EXECUTIVA


BÁRBARO DE PRATA
– LÂMPADA / ART&C


BÁRBARO DE OURO
– NÚMEROS / ART&C


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – O MENOR CARTAZ / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – RELATÓRIO DE GESTÃO / DOIS.A


BÁRBARO DE OURO – MISTURA / ART&C


CATEGORIA FILM



BÁRBARO DE BRONZE
– BOAS IDEIAS / RAF


BÁRBARO DE PRATA – I LOVE OPEN DOORS / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO
– MATRÍCULAS 2012 / CRIOLA


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE BRONZE – FAÇA FAVORITO / BORA


BÁRBARO DE PRATA
– EU NÃO ABRO MINHA MÃO / BORA


BÁRBARO DE OURO – CAMARÃO / RAF


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE PRATA – SÃO JOÃO / VIRTTUS


BÁRBARO DE OURO – NÃO FAÇA COMO O DUNGA / EXECUTIVA


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – ZILDA ARNS / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – GOOGLE MAPS / ART&C


BÁRBARO DE OURO – QUEIMADO / ART&C


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – ROLO COMPRESSOR / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – CARTÃO DE VISITA / ART&C


BÁRBARO DE OURO – MEGA SENA DA VIRADA / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE BRONZE – RITMOS / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – DIAS DAS MÃES 2010 / ART&C


BÁRBARO DE OURO – PROBLEMAS CONEXÃO / BORA


SÉRIE


CATEGORIA BRANDING

BÁRBARO DE OURO – JACK E JILL TEXMEX / EXECUTIVA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE OURO – MADA / CRIOLA


CATEGORIA FILM



BÁRBARO DE BRONZE
– SÓ A CABO TEM / BORA


BÁRBARO DE PRATA – ELETRICISTA / DOIS.A


BÁRBARO DE OURO – MANICURE / DOIS.A


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE PRATA – A VIDA CONTINUA / ART&C


BÁRBARO DE OURO
– BLUES E FORRÓ / ART&C



CATEGORIA OUTDOOR

BÁRBARO DE BRONZE – CHB CRÉDITOS 1,2,3,4 / CRIOLA


BÁRBARO DE PRATA – HISTÓRIAS INFANTIS / ART&C


BÁRBARO DE OURO
– FRASES / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – ESCAPAR / ART&C


BÁRBARO DE PRATA
– PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS / RAF


BÁRBARO DE OURO – SURREAL / ART&C


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – VIATURA TROPA / EXECUTIVA


BÁRBARO DE PRATA
– TEM A VER COM VOCÊ / EXECUTIVA


BÁRBARO DE OURO
– CORTAR / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE BRONZE – MUQUIFO E CASA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – INGLÊS E ESPANHOL / BORA


BÁRBARO DE OURO
– CHB NINAR 1 E NINAR 2 / CRIOLA


CAMPANHA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE PRATA – CIRCUITO DE CORRIDAS / RAF


BÁRBARO DE OURO
– PEPERS HALL / CRIOLA


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – TEM A VER COM VOCÊ / EXECUTIVA


BÁRBARO DE PRATA
– SUPER TRUNFO / ART&C


BÁRBARO DE OURO – IDIOMAS 2011.1 / ART&C


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE BRONZE
– SUPER TRUNFO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – INSTITUCIONAL VESTIBULAR 2012 / ART&C


BÁRBARO DE OURO
– IDIOMAS 2011.1 / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE PRATA
– INSTITUCIONAL VESTIBULAR 2012 / ART&C


BÁRBARO DE OURO – SUPER TRUNFO / ART&C



CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – MUÇÃO 15 ANOS / DOIS.A


BÁRBARO DE PRATA
– MUÇÃO 15 ANOS / DOIS.A


BÁRBARO DE OURO
– MUÇÃO 15 ANOS / DOIS.A


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE OURO – IDIOMA 2011.1 / ARTC


ÁREA IMOBILIÁRIO


PEÇA ISOLADA


CATEGORIA BRANDING



BÁRBARO DE BRONZE – INOVA / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – BUSINESS STORE / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO
– SAINT CHARBEL / CRIOLA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – ISSO É VIVER / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – BELLE PLACE / ART&C


BÁRBARO DE OURO
– ALL ATITUDE & LUXO / CRIOLA


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – ISSO É VIVER / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – PENGER 25 ANOS / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – KOSTER / BORA


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE BRONZE – MERITA IMÓVEIS / CRIOLA


BÁRBARO DE PRATA – VIVER BEM / ART&C


BÁRBARO DE OURO – GÊNIO / ART&C


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE OURO – CHAVE GIGANTE / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE PRATA – QUANDO CRESCIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE ANDAM JUNTOS ALGO INCRIVEL ACONTECE: SUSTENTABILIDADE / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – MARCAÇÕES / ART&C











CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – SANDÁLIAS / TOP 10


BÁRBARO DE PRATA – ADESIVO VERDE / ART&C


BÁRBARO DE OURO – SEMENTE / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE PRATA – STAND UP / ART&C


BÁRBARO DE OURO – BOCEJO / ART&C


SÉRIE


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE OURO – SAM’S CHICLEY’S / CRIOLA


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE PRATA – CAIO ADVERTE BOLSO / CAIO ADVERTE MENINA / TOP 10


BÁRBARO DE OURO – FIM DE SEMANA / RAF


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE OURO – ISSO É VIVER / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE PRATA – PROJEÇÕES / ART&C


BÁRBARO DE OURO – RECARREGUE SUAS ENERGIAS / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE OURO – COMBO FILMINHO E MUSIQUINHA / BORA


PRODUTOS


PEÇA ISOLADA


CATEGORIA BRANDING


BÁRBARO DE BRONZE – PLUGTOK / RATTS


BÁRBARO DE PRATA – BATATA CHIPSY / RATTS


BÁRBARO DE OURO – PIRULITOS PUTZ / CRIOLA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – EMBALAGEM LINGÜIÇA PREMIUM / VIRTTUS


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – DOM DOM DOM / NEW


BÁRBARO DE PRATA – AMORES DE VERÃO / BORA


BÁRBARO DE OURO – 43 ANOS APRENDENDO / NEW


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE OURO – GOSTOSÃO / VIRTTUS


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE PRATA – CAPTIVA / BORA


BÁRBARO DE OURO – AUDI / BORA


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – MIRANDA TOP / BORA


BÁRBARO DE PRATA – NATAL VEÍCULOS / BORA


BÁRBARO DE OURO – PG PRIME ROYAL WEDDING / BORA


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – TRIO ELETRICO COLA QUE NEM CHIQUETE / EXECUTIVA


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE OURO – PG PRIME BOMBARDIER / BORA


SÉRIE


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – AMADEUS / RAF


BÁRBARO DE PRATA – SAM’S GUMMIES/ CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – MASSAS GOURMET / RAF


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – FARINHA LÁCTEA MINGAU / CRIOLA


BÁRBARO DE PRATA – VERÃO / BORA


BÁRBARO DE OURO – FUTEBOL CABO VITRINE / BORA


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – NATAL VEÍCULOS / BORA


BÁRBARO DE PRATA – PG PRIME ANÚNCIO / BORA


BÁRBARO DE OURO – AUDI PG PRIME INAUGURAÇÃO / BORA


ÁREA VAREJO


PEÇA ISOLADA


CATEGORIA BRANDING


BÁRBARO DE BRONZE – A SOLUÇÃO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – MULTIFARMA / RAF


BÁRBARO DE OURO – CHEFS / VIRTTUS


CATEGORIA CYBER


BÁRBARO DE BRONZE – SEIS EM PONTO / RATTS


BÁRBARO DE PRATA – SITE RASTAPÉ / RATTS


BÁRBARO DE OURO – TÁ PESADO / ART&C


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – EMBALAGEM DELIVERY / VIRTTUS


BÁRBARO DE PRATA – DIA DA MULHER / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – AVIÃO / ART&C


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – OUTONO INVERNO 2011 / VIRTTUS


BÁRBARO DE PRATA – LISO, LESO E LOUCO / ART&C


BÁRBARO DE OURO – MOTIVOS / ART&C


CATEGORIA JINGLE


BÁRBARO DE BRONZE – LANÇAMENTO / RAF


BÁRBARO DE PRATA – PÉ / RAF


BÁRBARO DE OURO – TODOS OS CAMINHOS


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE BRONZE – VERÃO À VONTADE / EXECUTIVA


BÁRBARO DE PRATA – VODKA CLASSE A / RATTS


BÁRBARO DE OURO – CAMINHÃO ZONA NORTE / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – PIPIPI / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – BANCO RECLINÁVEL / ART&C


BÁRBARO DE OURO – DIA DO AUTOMÓVEL / ART&C


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE BRONZE – BOLACHA SIM E NÃO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – NA CAMA COM FÁBIO JÚNIOR / TOP 10


BÁRBARO DE OURO – FIQUE LIGADO / VIRTTUS


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE BRONZE – PAI GPS / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – ELEÇÕES / ART&C


BÁRBARO DE OURO - REDENÇÃO QUATRO CHANCES / TOP 10





SÉRIE


CATEGORIA BRANDING


BÁRBARO DE PRATA – PINT UNDAS E ACESSÓRIOS / CRIOLA


CATEGORIA DESIGN


BÁRBARO DE BRONZE – OUTONO INVERNO 2010 / CRIOLA


BÁRBARO DE PRATA – PRIMAVERA VERÃO / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – EMBALAGEM PINT / CRIOLA


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE BRONZE – PRECINHO / ART&C


BÁRBARO DE PRATA – INFOFERTAS MIRANDA / BORA


BÁRBARO DE OURO – LIQUIDIFICADOR E SECADOR / ART&C


CATEGORIA OUTDOOR


BÁRBARO DE PRATA – A GRACIOSA 35 ANOS / CRIOLA


BÁRBARO DE OURO – BETO E CAROL / ART&C


CATEGORIA PRESS


BÁRBARO DE BRONZE – NATAL VEÍCULOS CAPTIVA / BORA


BÁRBARO DE PRATA – COMPACTO / ART&C


BÁRBARO DE OURO – APERTO / ART&C


CATEGORIA RADIO


BÁRBARO DE OURO – 0800.1 / 0800.2 / CRIOLA


CAMPANHA


CATEGORIA CYBER


BÁRBARO DE OURO – DAGUIA 10 ANOS / VIRTTUS


CATEGORIA FILM


BÁRBARO DE PRATA – PORQUINHO NATAL VEÍCULOS / BORA


BÁRBARO DE OURO – NATAL ENCANTADO / CRIOLA


CATEGORIA PROMO & DIRECT


BÁRBARO DE OURO – LIQUIDA PERFUMARIE / RATTS


PRÊMIOS ESPECIAIS


PRODUTORA DE ÁUDIO DO ANO – SUCESSO JINGLES


PRODUTORA DE VÍDEO DO ANO – GINGA FILMES


GRÁFICA DO ANO - UNIGRÁFICA


ANUNCIANTE DO ANO – GOVERNO DO RN


ATENDIMENTO DO ANO – NINA BARBALHO


PUBLICITÁRIO DO ANO – GEORGE WILDE


AGÊNCIA DO ANO – ART&C

Fonte:http://blogdototinha.blogspot.com