sexta-feira, 16 de março de 2012

A publicidade nos transportes públicos: vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens do outbus, backbus e bus door 
Cada vez mais as empresas estão buscando novos horizontes no que diz respeito à divulgação da marca e seus produtos. Visando atingir o target de forma positiva e, consequentemente, obter sucesso nos seus respectivos anúncios, novas formas de divulgação, conhecidas como mídias alternativas, estão sendo implantadas no mercado publicitário global. Podemos dizer que a moda do Bus Door e do Back Bus está um pouco ultrapassada em algumas localidades, entretanto em outros lugares essa mídia continua em plena ascensão, tendo em vista que a estimativa de impacto é bem maior que um simples “outdoor”.
Mediante todas essas informações, pensamos: ainda vale a pena investir na publicidade em transportes públicos?
Como tudo na vida tem um ônus e um bônus, é válido destacar que a mensagem transmitida em onibus, metrôs e estações geralmente são simples, diretas e devem reforçar a ideia que se quer vender, o que pode facilitar ou complicar a vida do planejamento e criação da campanha, haja vista que o publico alvo desses meios de transporte varia muito, mas de certa forma, é composto por pessoas de classe b e c.
Vejamos algumas vantagens e desvantagens desse tipo de mídia:

Vantagens

  1. Um back bus ou bus door pode ser considerado um “outdoor” ambulante, o que significa que a estimativa de impacto de público é muito maior;
  2. Geralmente esse tipo de mídia é relativamente barato e as empresas que fazem esse serviço fecham pacotes promocionais;
  3. Se o transito de sua cidade for caótico melhor para sua empresa, pois mais pessoas estarão vendo sua mensagem;
  4. Várias formas de cartazes podem ser abordados, o que permite grande campo de trabalho para a criação.

Desvantagens

  1. Com o vandalismo crescente, algumas mensagens podem ser pixadas, rabiscadas etc;
  2. Por ser uma mídia barata, vários concorrentes podem solicitar o serviço, podendo ficar difícil conseguir um espaço para divulgar;
  3. Algumas pessoas tem aversão às mensagens comerciais emitidas nos anuncios, podendo não dar importância a sua mensagem, o que obriga os publicitários a fazerem uma chamada inteligente e direta!
Com isso o mais sensato a se fazer é um bom planejamento da campanha e uma ampla pesquisa de mercado para não fazer com que a campanha seja um fiasco!



Fonte:http://www.pontomarketing.com
Sobre o autor: Guilherme Lisboa é graduando em publicidade e propaganda e tem certificados em photoshop avançado, gestão avançada de mídias socias, planejamento de ações de marketing web, é editor gráfico e webdesigner pelo SENAC/RN.

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