segunda-feira, 4 de julho de 2011

Esperança na tela da televisão


Globo inicia campanha para o Criança Esperança, seu maior projeto social do ano





A própria palavra do título do projeto será o mote, o alicerce e o fio condutor de toda a etapa de 2011 do Criança Esperança, a maior campanha social conduzida pela Rede Globo. Neste ano, a crença em um futuro mais justo e igualitário para as crianças e os jovens do Brasil será trabalhada em uma extensa campanha publicitária, que celebra uma parceria entre a emissora e a agência DM9DDB.
Uma das mais importantes plataformas de mídia da grade anual da Globo, o Criança Esperança, que chega à sua 26ª edição, seguirá praticamente os mesmos moldes dos anos anteriores. O projeto contará com uma campanha, que englobará todas as janelas da emissora e terá o intuito de pedir doações aos espectadores, além do grande show, considerado o ápice do evento, no dia 20 de agosto.
A bandeira da solidariedade e do apoio ao próximo, entretanto, já começou a se hasteada pela Globo há alguns dias. Com duração prevista de três meses, a campanha criada pela DM9DDB foi estruturada em cima do conceito “Esperança é o que nos move” e passará por diferentes fases, começando pela difusão da importância do cultivo e da crença na esperança para a motivação da sociedade, passando pela solicitação de doações ao projeto Criança Esperança, até a mensagem final, de que a preocupação com o semelhante é algo que deve ser preservado e executado ao longo de todo o ano.
“Trata-se de um belo e emocionante trabalho que visa sensibilizar, informar, prestar contas, arrecadar fundos e debater temas caros à infância e à juventude brasileira”, comenta Luis Erlanger, diretor geral da Central Globo de Comunicação. A campanha foi inspirada em uma encíclica papal, que coloca a esperança como algo fundamental para o desenvolvimento de uma nação e para a organização social.

Para ilustrar a teoria, as vinhetas da campanha usam momentos em que a esperança e a crença em um desfecho feliz foram fundamentais, como o resgate dos mineiros no Chile, no ano passado, por exemplo. Passagens que marcaram a telinha da própria Globo também são usadas nessa fase da campanha, como a cena do humorista Renato Aragão beijando a mão do Cristo Redentor e da atriz Carolina Dieckmann raspando o cabelo para interpretar uma personagem portadora de leucemia na novela Laços de Família. Todas as vinhetas são exibidas durante os intervalos comerciais de toda a programação da casa.
Show regional e prestação de contas

O principal momento da campanha, entretanto, acontecerá no dia 20 de agosto, quando a Globo exibe, ao vivo, o grande show do Criança Esperança, que reunirá diversos artistas da música nacional além de atores, atrizes, apresentadores e jornalistas do casting global. De acordo com Luis Erlanger, o show deste ano, que será realizado no Rio de Janeiro, terá como tema a diversidade cultural das cinco regiões brasileiras, apresentando, a cada bloco, performances de danças, música e manifestações típicas de cada local.

Segundo a central de comunicação da emissora, as cotas de patrocínio para a edição de 2011 do Criança Esperança ainda não foram comercializadas. No ano passado, apoiaram o evento as marcas Tramontina, Petrobras e Embelleze.

Embora a campanha tenha seu encerramento oficial após o show, a Globo continuará lembrando o projeto social nos próximos meses, colocando no ar imagens de projetos e ações feitas pelas ONGs parceiras do Criança Esperança. A ideia é incentivar o público a continuar fazendo doações pelo site oficial do projeto. A expectativa da Globo é de superar o total de arrecadações conseguidas no ano passado, que alcançaram o montante de R$ 17 milhões.

Solidariedade em outros canais
No embalo da TV Globo, outras emissoras também abrem espaço em sua programação e convocam seu elenco a atuar por causas nobres. Há 13 anos o SBT dedica 24 horas de programação ininterruptas (afora o tempo destinado às chamadas e pedidos de doações) para ajudar a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Também com o apoio de diversos patrocinadores, o Teleton – que deve acontecer no último trimestre deste ano – já conseguiu apoio financeiro para a construção de unidades de tratamento da associação em diversas cidades brasileiras.

Também em agosto a Record, mais uma vez, abrirá espaço para o Ressoar Solidário, uma maratona de diversas atividades que visam estimular o voluntariado. Nesse ano, a iniciativa está marcada para 28 de agosto e será apoiada por toda a grade da Record e também pelas afiliadas. No ano passado, a RedeTV também se engajpu para judar o Hospital do Câncer de Barretos e dedicou um dia inteiro para a campanha Direito de Viver. A iniciativa se repete agora neste ano.
 

Fonte:meioemensagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário