terça-feira, 5 de julho de 2011

Pepsi ataca com Papai-Noel


Personagem difundido pela Coca-Cola desde os anos 30, o bom velhinho desfaz “acordo” no verão


A Pepsi estreou esta semana nos Estados Unidos a campanha “Summer Time”, criada pela TBWA/Chiat/Day, agência do Grupo Omnicom. As cenas mostram o bom velhinho se divertindo em uma festa durante o dia na piscina. Quando ele pede um refrigerante, o atendente do bar entrega uma Coca-Cola, mas Papai Noel pede para trocar por uma Pepsi. O homem fica surpreso e questiona o fato de o velhinho ter um ”acordo” com a Coca-Cola, ele então responde que está de férias. A ação ainda inclui spots para radio, mídia exterior e anúncios online. A Pepsi fechou parceria com o Foursquare para verificar as festas de verão que estão acontecendo e assim inserir a marca para os consumidores que fizerem o Check-In no aplicativo. 
 
Está não é a primeira vez que a Pepsi ataca diretamente os símbolos de sua concorrente. No ano passado a marca usou o Pepsi Max contra a Coca-Cola Zero e o refrigerante Sierra Mist mirou o Sprite. A ação acontece em um momento de mudanças do time de marketing da Pepsi, como noticiado recentemente (clique aquipara acessar).

De acordo com Massimo d'Amore, CEO da PepsiCo Bebidas da America, esta é a primeira iniciativa para a globalização do marketing da companhia. “Estamos passando de uma marca multi-regional para uma empresa global. A nova estrutura e a qualidade de pessoas que nomeamos mostra que não estamos perdendo qualquer foco sobre os EUA".
Papai Noel, uma criação da Coca-Cola

Até 1931 o Papai Noel, conhecido como Santa Clauss fora do Brasil, era um personagem que vestia uma roupa marrom, inspirado na história de Nicolau, um bispo turco que nasceu na Turquia em 280 d.C. Ele costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Anos depois foi transformado em santo após muitas pessoas terem relatados milagres atribuídos à ele.

Porém uma campanha da Coca-Cola mudou alguns aspectos do bom velhinho e mostrou-o com uma roupa vermelha e branca, também de inverno, e com um gorro vermelho. A campanha fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.


Fonte:meioemensagem.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário