quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

10 razões para monitorar mídias sociais

O monitoramento das mídias sociais vem se mostrando um diferencial competitivo de grande valor, tanto que hoje, segundo pesquisa realizada pela Ibramerc, 46% das empresas utilizam as mídias sociais para monitorar o mercado, 45% usam para observar o comportamento do consumidor e 39% utilizam para monitorar a concorrência. Abaixo segue uma lista com 10 motivos para monitorar as mídias sociais. O que fica claro é que não faltam razões para o monitoramento e o retorno sem dúvida é compensador.

1. Críticas. Monitorar as conversas que tenham algum tipo de reclamação sobre os seus produtos ou serviços, empresa e funcionários
2. Elogios. Milhões de pessoas utilizam mídias sociais para falar sobre os produtos e serviços que elas amam.
3. Desejo. A melhor maneira de prestar atenção aos desejos dos clientes é procurar por palavras-chave utilizadas frequentemente para descrever essas necessidades.
4. Monitorar a concorrência. Monitorar as conversas sobre a concorrência é vital para saber o que os clientes gostam – e o que eles não gostam neles.
5. Antecipar tendências. monitoramento da mídia social é uma ótima maneira de ganhar uma vantagem competitiva.
6. Identificar influenciadores. A rede que se forma em torno de um influenciador ajuda a difundir uma opinião sobre uma marca mais rapidamente, e sua opinião potencialmente tem um maior peso.
7. Gerenciar crises. Quando se sabe o que atingiu o ventilador, surge a oportunidade de reagir imediatamente.
8. ROI. Enquanto uma métrica universal ainda não tenha sido estabelecida, há ainda uma série de formas eficazes de medir o ROI e engajamento em geral.
9. Auditoria. A marca é o que dizem e não o que o marketing determina, e já há algum tempo não é completamente controlada pela corporação.
10. O rastro. Com tantos sites de mídia social no mercado, as conversas muitas vezes se dispersam.

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