quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Transmídia une ficção e mundo real

A trajetória de “Avatar”, de James Cameron, não vai se encerrar nas telas dos cinemas nem nos futuros DVDs. Dentro da ampla estratégia de marketing, ainda vão ter lugar de destaque games e livros para atrair o público jovem e os com espírito jovem. A proposta é manter a história do filme viva, no mínimo, nos próximos dois anos, mas com narrativas próprias para diferentes plataformas.

O protagonista desse projeto multiplataforma é o nova-iorquino criado no Havaí Jeff Gomez, fundador da Starlight Runner Entertainment. A empresa é voltada para “transmedia storyteller”, como é batizado nos Estados Unidos o princípio em que a tecnologia entra em cena permitindo que uma mesma história “navegue” na internet, seja a base do roteiro de games, DVDs, anúncios, enfim, tudo se processando com contribuições diferentes em cada uma das mídias mantendo a base do roteiro original. Gomez hoje desenvolve a receita para unir a fantasia ao mundo bem real dos produtos, das marcas e o respectivo marketing. Ele disse que um sucesso de venda tem que ter com o consumidor uma espécie de “conexão emocional”. Ele citou os computadores da Apple: “Quem tem um desenvolve um caso de amor. A questão é: como criar esse amor?”

Admitiu que não é simples, mas frisou que é preciso conquistar as pessoas e uma boa história é o caminho para isso. “É fundamental trabalhar com bons roteiristas, não perder o foco, a causa e o efeito, os elementos de lógica e alimentar essa relação de amor. Mas, atenção, é importante ter o cuidado para não se abusar do consumidor, ter respeito e recompensá-lo com qualidade para que ele possa vir a interagir com a marca”, afirmou. Gomez pilotou a proposta transmídia para uma campanha de comerciais do refrigerante batizada de “Fábrica de Felicidade”. Iniciada em 2007, segundo ele, as vendas da Coca-Cola no período da campanha chegaram a aumentar 4%. E as ações da companhia subiram de US$ 42 para US$ 60.

Fonte: www.midiassociais.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário