sexta-feira, 3 de junho de 2011

Com prêmio, Cannes dá razão ao cliente


Leões de Creative Effectiveness serão definidos pelos resultados das ações nos negócios dos anunciantes


Na mesma edição em que reforça as suas origens, incorporando a criatividade ao seu nome oficial, o Festival de Cannes também dobrou-se à máxima que confere a razão aos clientes. Pela primeira vez na história do evento, os resultados efetivos das ações criadas para os anunciantes decidirão o destino de alguns dos cobiçados leões de ouro, prata e bronze.

Estreante no line up do evento, a categoria de Creative Effectivennes foi instituída para premiar ações e estratégias que comprovadamente tiveram um impacto significativo no negócio dos anunciantes – seja em número de vendas, na valorização da marca e, até mesmo, quando for possível a aferição, nos lucros da empresa.

Ao todo, 142 peças de 33 países foram inscritas, sete dessas por participantes do Brasil.

Assim como a categoria, o representante brasileiro no jurado de Creative Effectivennes, Hugo Janeba, também é um estreante em Cannes. O agora consultor externo para o processo de unificação da marca Vivo será um dos cinco clientes a indicar com quem ficam os leões da área.

Completam a banca Chris Kempczinski, da Kraft Foods (EUA), Gary Raucher, da Philips (Holanda), Kenneth Hong, da LG Electronics (Coréia do Sul), e Mathilde Delhoume-Debreu, da Procter & Gamble (Suiça).

Para resguardar a cota criativa no DNA dos troféus que entrega, as inscrições em Creative Effectiveness foram restritas às peças que alcançaram ao menos o shortlist em alguma categoria no festival no ano passado. Para a organização, a medida garante que apenas peças internacionalmente reconhecidas por sua criatividade estejam aptas a concorrer.

O regulamento prevê que a pontuação dos jurados leve em conta três vertentes, dando peso de 25% à estratégia, 25% à ideia e 50% à comprovação dos resultados. A distribuição promete esquentar o debate em torno dos critérios a serem utilizados pelos jurados.

Luciano Deos, presidente da Abedesign acredita que só o fato de ser realizada pela primeira vez já coloca a categoria sob os holofotes.

“A avaliação da efetividade sempre esteve mais associada a prêmios como o Effie”, avalia Deos, que presidirá o júri de Design em Cannes. “Há um olhar novo (nas avaliações). Certamente, é um ambiente propício á polêmica.”


Fonte:meioemensagem.com.br

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