terça-feira, 7 de junho de 2011

Ronaldo, garantia de sucesso para marcas desde 1994


Nem episódios polêmicos abalaram a imagem do craque, que começa uma nova fase em sua vida como homem de negócios


O estádio do Pacaembu será palco de um evento histórico na noite desta terça-feira, 7. Ronaldo Nazário, um dos maiores esportistas de todos os tempos, será saudado uma última vez pela torcida brasileira em um jogo oficial vestindo a camisa da seleção. Conhecido como Fenômeno por seus dribles, gols e arrancadas, Ronaldo faz por merecer o rótulo também por sua relevância para o mundo dos negócios e da propaganda.
O ex-atacante do Corinthians, que encerrou a carreira no início de fevereiro após a derrota do time paulista na Copa Libertadores para o colombiano Tolima, começou sua trajetória profissional no Cruzeiro, com 16 anos. Aos 17, Ronaldo, que havia sido artilheiro do campeonato mineiro, transferiu-se para o PSV Eindhoven, da Holanda, que pagou US$ 6 milhões pelo atacante, 800 vezes mais do que foi pago pelo seu passe quando tinha 14 anos. No mesmo ano de 1994, o então garoto foi convocado para a disputa da Copa do Mundo dos Estados Unidos, e assinou contrato com a Nike, que hoje é vitalício e lhe rende anualmente cerca de US$ 1 milhão.

A duradoura relação entre Ronaldo e a marca norte-americana de artigos esportivos quase ruiu após o famoso episódio no qual o ex-atleta teve problemas com travestis e chegou a ser acusado de usar drogas, em abril de 2008. Apesar da repercussão negativa, a Nike decidiu manter o patrocínio. Não foi o aconteceu com a operadora de telefones celulares TIM, que rompeu o contrato de R$ 8 milhões anuais que mantinha com o atacante.
Ainda no tempo em que era chamado de Ronaldinho – isso antes da aparição do seu homônimo Gaúcho –, continuou movimentando milhões após sua saída do PSV, sempre conquistando mais poder de mídia graças à sua habilidade no campo e ao seu carisma. Ele seguiu para o Barcelona em 1996, comprado por US$ 20 milhões, onde foi eleito melhor jogador do mundo pela primeira vez. Ao final da temporada 1996/97, os italianos da Internazionale de Milão trataram de valorizar ainda mais a marca Ronaldo, investindo US$ 32 milhões em seu passe.

Ele viria a ficar na Itália até 2002. Nesse tempo, Ronaldo teve como patrocinadores principais Brahma, Parmalat e Pirelli, além da própria Nike. No ano do penta do Brasil na Copa da Coreia do Sul e Japão, o Real Madrid, que construía seu famoso time galático que contava entre outros com Zidane, Figo e Beckham, tratou de assegurar seus serviços, dessa vez pagando € 39 milhões.


Novo modelo
Após passagem apagada pelo Milan, da Itália, Ronaldo chegou ao Corinthians em 2009. Para que sua vinda fosse financeiramente possível, o time paulista criou um novo modelo de negócios no futebol brasileiro, no qual o time do Parque São Jorge bancava parte de seu salário, enquanto o resto era pago com o dinheiro do patrocínio das bermudas e mangas do uniforme. Marcas como Batavo, Bozzano, Banco Pan Americano, Wizard e Neo Química foram patrocinadoras do Corinthians no período que Ronaldo jogou pelo alvinegro.
Atualmente, Ronaldo possui patrocínio de empresas como Ambev (Guaraná Antarctica e Brahma), Nike, Vale, a qual utiliza a imagem do ex-atacante em peças publicitárias no mercado chinês, e Claro, marca que patrocina o Twitter oficial do Fenômeno.
E mesmo após largar os campos, o legado de Ronaldo não acabou. Se recusando a viver apenas das campanhas publicitárias, ele se lançou no mercado da comunicação ao criar a 9Ine, que pretende cuidar da carreira de esportistas e atuar como agência de publicidade. Para esse acordo, por sinal, ele contou com o apoio de um dos mais importantes nomes da propaganda mundial: Martin Sorrell, CEO do Grupo WPP.
Para a despedida de Ronaldo, a Nike produziu um vídeo que presta uma homenagem ao Fenômeno. Batizado de “Antes e depois”, o filme foi criado pela F/Nazca e mostra que o ex-jogador e agora empresário foi capaz de dividir o mundo da bola em duas eras: antes e depois de Ronaldo.
Outra marca que celebra Ronaldo é a Claro, que desenvolveu um aplicativo para as pessoas se tornarem fenômenos também. Chamado de Ronaldize-se, o programa disponível no Facebook permite o upload de foto do usuário – ou tirar uma foto via webcam – e a escolha de um dentre quatro visuais famosos na carreira do jogador (1994, 2002, 2006 e 2011). Desse modo, a foto fica personalizada. Um desses estilos é o que ganhou o apelido de “Cascão”. Para participar é preciso entrar na fan page da Claro (acesse aqui) e clicar no aplicativo.

Fonte:meioemensagem.com.br

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