quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Domésticas estão no centro da Casa Bombril


Projeto social recém-lançado conta ainda com loja e museu. Proposta de valorizar empregadas ganha também programa de TV


Para a Bombril, são elas que mandam. Elas, as mulheres, consideradas a alma da marca. Foi com esse tom que dirigentes da empresa lançaram na noite da terça-feira 30 um projeto de responsabilidade social que coloca no centro um grupo específico das consumidoras de produtos da companhia: as empregadas domésticas. Batizada de Casa Bombril, a iniciativa se traduz em um prédio de três andares, com parte dessa estrutura dedicada a um curso profissionalizante certificado pelo Senac, um dos parceiros da empresa.
A iniciativa é a primeira do Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF), braço da Bombril para ações de responsabilidade social e de sustentabilidade. Na inauguração da casa, algumas das primeiras alunas do espaço, que entraram no projeto quando ele ainda não sido aberto oficialmente, receberam diplomas. Elas cursaram um dos cinco módulos criados para valorizar e conscientizar as empregadas domésticas de seus deveres e direitos, bem como incentivar leitura e princípios de ecoeficiência. Os demais módulos dão noções mais práticas das atividades que desempenham na casa.
Com a certificação, a ideia é que essas mulheres tenham mais oportunidades de se colocarem no mercado. Ou até de abrirem um negócio na área. “Queremos que as mulheres, ao saírem do curso, tenham um futuro com mais possibilidades”, disse Alice Ferreira, presidente do conselho deliberativo do IRSF.
A melhor empregada no SBT
Para que elas possam se aprimorar na profissão, a Casa Bombril conta com um andar montado com diversos ambientes que reproduzem os espaços de uma residência. Eles lembrem pequenos estúdios. Tanto que uma das novidades do lançamento do projeto é a participação dessas alunas em um quadro do Programa Raul Gil, no SBT.
O próprio apresentador divulgou, durante a inauguração da casa, a nova fase de uma atração focada nas domésticas. Raul Gil já elegeu duas vezes a “mais bela empregada doméstica”. Desta vez, será entregue um prêmio de R$ 50 mil em barras de ouro para a mais eficiente empregada. Vão participar desse quadro alunas do projeto da Bombril. As cenas em que tarefas serão passadas às concorrentes vão ser gravadas a partir de setembro nos ambientes da Casa Bombril. “Estamos valorizando as mulheres que trabalham em nossos lares”, acrescentou Raul Gil.
História da marca
Além do curso profissionalizante, a Casa Bombril tem mais dois propósitos. Um deles é oferecer um espaço em que produtos da marca são disponibilizados em uma loja conceito que trará preços especiais para o consumidor. Lá, os itens são tratados como artigos de grife.
Outra missão do novo espaço é reverenciar a memória da Bombril. Foi criado um museu em que visitantes podem conferir as primeiras embalagens, a cronologia da fabricante e a evolução da propaganda, com direito a muitos filmes com o ator Carlos Moreno. No espaço dedicado à memória, a Bombril retrata um pouco do Brasil de cada época, sem deixar de colocar a mulher como protagonista dessa história.
O desenvolvimento da Casa Bombril contou com diversos parceiros. A agência Repense cuidou do planejamento do projeto, deu consultoria para a estruturação do IRSF e trabalhou na concepção da marca e da grife Bombril, além de ter supervisionado a montagem do museu. O novo espaço teve patrocínio de Coral, Deca, Eletrolux, Firmenich, Tarkett Fademac e Ultragaz e apoio de Uniflex, Lojas Renner e FNC.


Fonte:meioemensagem.com.br

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