quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Colmeia se reinventa e amplia atuação


Reforçada pela chegada de profissionais que vieram do mercado de agências, empresa traz nova proposta: a de criar projetos que vão muito além do filme publicitário


Há um novo rumo sendo traçado por algumas produtoras do mercado brasileiro. Elas se reposicionam em função das demandas deste mundo conectado, multifragmentado e comandado pelo consumidor. Há tempos que se fala do impacto do avanço da sociedade digitalizada sobre a comunicação. As agências de publicidade procuram, cada uma a sua maneira, encontrar um caminho para atuar dentro desse cenário. No caso das produtoras, esse movimento se intensifica agora.
Para algumas, o quadro que se descortina é impulsionado pela aprovação do PLC-116, por meio do qual as chances de emplacar produções independentes se ampliaram. Para outras, as possibilidades geradas pela tecnologia e pelo digital representam as maiores oportunidades. O fato é que este é um momento propício para a reinvenção. É o que mostra a Colmeia, que dá uma guinada radical no negócio e desponta como uma produtora que vai além da produção. A palavra de ordem, para eles, é execução. Não importa de onde venha o briefing.
Para enveredar no novo caminho, a Colmeia buscou reforços fora do mercado de produção. Um dos profissionais convocados foi Jurandir Craveiro, um dos planejadores mais respeitados no universo das agências. Ele entrou para a empresa em agosto para ser head de planejamento. Dias depois de sua chegada, foi a vez de Antônio Carlos Salgueiro, 20 anos de AlmapBBDO. Com toda sua experiência de atendimento, ele ficará encarregado da área de negócios. "Trabalhei muito com a Volkswagen. Vivi muitos momentos importantes na agência. E resolvi entrar em uma nova filosofia", diz Salgueiro.
Essa filosofia pode ser compreendida pelos sustentáculos da guinada da Colmeia. Os pilares da empresa são execução, criação e planejamento. "Estamos dando nosso recado de reinvenção. Estamos de olho em projetos e negócios", diz o sócio Eduardo Camargo, que vem de uma temporada na Berlin's School of Creative Leadership, de Michael Conrad.
O "namoro" com Craveiro já vinha acontecendo há tempos. Dois projetos da Colmeia, por sinal, foram tocados com a ajuda do planejador antes que ele fosse integrado definitivamente ao time. Camargo também amadurecia a ideia de promover uma virada no negócio. A chegada de Salgueiro viabilizou essa mudança de posicionamento da empresa. Em que, então, a Colmeia se transforma a partir disso? "Não somos uma agência. Somos uma realizadora, uma executora de projetos, como os que envolvem mídia social. Podemos empreender junto com uma agência ou diretamente com o cliente. Aliás, um de nossos clientes dentro dessa nossa filosofia é a DM9. Nosso nível de entrega para eles é gigante", conta Camargo.
O que a Colmeia busca é ocupar um nicho em que há a intersecção de expertises, as de propaganda, produção e consultoria de branding. Em termos práticos, ela quer criar projetos de comunicação e executá-los, não somente produzir uma ideia acabada, um conceito pronto. "No método convencional, o diretor de criação de uma campanha interage com o diretor de cena e a parceria termina aí. Quando a Colmeia for procurada, vamos oferecer planejamento também, para pensarmos juntos", acrescenta Craveiro.
Passar da teoria à execução desse posicionamento exige uma mecânica e uma rotina ainda em elaboração. "Estamos aprendendo processos novos", diz o head de planejamento. De todo modo, quatro grandes clientes da Colmeia já vivenciam a nova fase: Google, Petrobras, Itaú e Natura têm projetos próprios, "maiores ou menores", comenta Camargo, mantendo o sigilo desses trabalhos. No caso dos dois primeiros, a Colmeia desempenhou o papel de consultora de branding.
É importante esclarecer que a companhia não irá comprar mídia. "Vamos viabilizar nosso negócio com cases de comunicação. Não vamos depender de BV. Nosso faturamento se dará em cima de projetos executados. Teremos mídias para discutir estratégia, não para comprar banner", ressalta Salgueiro. Nem de longe ele quer criticar modelo de negócios. Salgueiro frisa que a Colmeia procura ocupar espaços que não estão loteados.
Seguindo a nova forma de atuar da Colmeia, Craveiro destaca que a multidisciplinaridade é fundamental. Daí porque a empresa conta na equipe com criativos, roteiristas, planejamento e experts em tecnologia. Afinal, o digital abre diversas frentes para a empresa ocupar. "Sempre tive uma visão que ia além do meu quintal. Incrível como hoje é importante o conhecimento do aqui e agora, em diversos campos. Daí porque mergulho no digital. Não consigo me ver voltando a um processo em que esse pensar era periférico", afirma.
 
Fonte:meioemensagem.com.br

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