quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Turismo mundial cresce 4,5%


Dados do primeiro semestre registraram 440 milhões de turistas


Com crise e tudo, o turismo mundial registrou crescimento de 4,5% entre janeiro e junho, segundo estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado pela agência Efe.
O crescimento é relativo ao mesmo período de 2010 e significou recorde de 440 milhões de turistas. No primeiro semestre, houve 19 milhões de chegadas a mais que no mesmo período de 2010.
A OMT já havia previsto, no início do ano, que a recuperação variaria entre 4% e 5% para o ano. Apesar do primeiro semestre positivo, a OMT é mais cautelosa na avaliação do segundo semestre, dado o quadro de instabilidade das economias de muitos países do mundo desenvolvido. A consequência é o abalo na confiança dos consumidores e gastos com turismo costumam ser dos primeiros a sofrer cortes.
A Organização destacou, ainda, que o crescimento de 4,3% das economias ricas registrado este ano está chegando perto dos 4,8% dos emergentes, que foram os responsáveis pelo crescimento do turismo internacional nos últimos anos.
O turismo nas Américas cresceu 6%, média superior à mundial, e o destaque foi a América do Sul, na qual o turismo cresceu 15%.
Por conta dos distúrbios políticos e sociais, os países do Oriente Médio e Norte da África tiveram quedas respectivas de 11% e 13%. Mas o movimento já está sendo invertido em destinos como Egito, Tunísia e Japão (este sofreu pelo terremoto, seguido de tsunami).
Se a Europa continua vivendo suas crises internas, está longe de perder o charme como destino turístico. O turismo no continente avançou 6%, o que foi devido, segundo o estudo ao fato de o turismo do Oriente Médio e Norte da África ter sido direcionado à Europa meridional e mediterrânea, que registrou crescimento de 7%. O mesmo índice de crescimento foi obtido na Europa setentrional e na região da Europa Central e do Leste (9% de incremento).
Já a região Ásia-Pacífico teve aumento de 5% no seu turismo, o que já serviu, de toda forma, para consolidar o aumento de 13% registrado em 2010 e considerado “extraordinário”.
Brasileiros nos EUA
Conhecidos visitantes dos Estados Unidos, os brasileiros naquele país simplesmente enlouquecem quando o assunto é consumir. Apuração da Folha de S. Paulo registra que de 2003 para cá, o gasto do turista brasileiro nos EUA subiu 250%. Em média, cada um gasta US$ 5.918, o que só deixa o brasileiro atrás dos turistas chineses.
No período, o Brasil, saiu da 7ª para a 3ª posição no ranking dos turistas que mais gastam naquele país. Ultrapassou alemães, franceses, sul-coreanos e australianos, e atualmente só fica atrás de japoneses e britânicos. Mexicanos e canadenses não são considerados, pois como vizinhos dos EUA viajam para lá por vias terrestres e muitas vezes para fins não turísticos.
Projeções do Departamento de Comércio norte-americano, estimam que o número de turistas aumentará do atual 1,4 milhão para 3 milhões, em 2016.
 
Fonte:meioemensagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário