segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nova agência une Aktuell e Tátil

Empresas do segmento de promoção e design lançam a Vibra, que absorve a Atto Sports




Não há dúvida de que o segmento de marketing esportivo está em franca expansão e é, atualmente, um dos mais movimentados do mercado brasileiro. Empresas tradicionalmente focadas em patrocínios esportivos, players promocionais, de ativação e até de branding estão ávidas por ocuparem um lugar ao sol na promissora arena de negócios que vê, em seu horizonte, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A mais recente novidade na seara do marketing esportivo brasileiro une duas agências bastante reconhecidas em outros segmentos: a promocional Aktuell e a Tátil Design.
Elas acabam de se unir para lançar a Vibra, que, entretanto, não surge como uma start-up, mas absorve a agência carioca Atto Sports. Embora tenha sido lançada em 2008, a expertise da Atto no mercado de marketing esportivo vem de muito antes. Isso porque ela uniu à Sportcom, que já tinha 14 anos de atuação neste segmento sob o comando de seu fundador, o ex-cavaleiro André Beck, ao grupo Aktuell, comandado por Rodrigo Rivellino.

A Vibra surge ocupando a sede da Atto no Rio de Janeiro, assim como herda seus funcionários e clientes, mas ganha também uma base em São Paulo, instalada a princípio no mesmo endereço da Aktuell. A nova empresa continuará presidida por Beck, que, além de Rivellino, ganha como sócios Fred Gelli e Roberto Trinas, da Tátil.
Segundo o quarteto, o objetivo principal da Vibra é conectar marcas a conteúdos “legítimos e sustentáveis” em três pilares de atuação: eventos esportivos; patrocínios a atletas e modalidades; e atendimento corporativo a empresas e também a projetos que usam recursos incentivados. “O que vemos por aí são muitas empresas que fazem projetos de patrocínio e tentam vender aos anunciantes sem critérios de avaliação. O que queremos é justamente o contrário. Cada marca tem um foco e um público específico, que precisam ser respeitados. Com esta nova configuração, poderemos, inclusive, criar embalagens e produtos ligados aos esportes”, frisa Rivellino.
Energia esportiva
Ele conta que sua parceria com Beck,­ Gelli e Trinas começou a ser estudada há três anos, quando Aktuell, Tátil e a então Sportcom participaram juntas em um projeto para a Nokia. O passo inicial foi a união de Rivellino e Beck na transformação da Sportcom em Atto Sports e a inclusão da agência no Grupo Aktuell. Desde o início deste ano, esquentaram novamente as tratativas para a entrada no negócio dos sócios da Tátil.
De acordo com Gelli, o nome Vibra pretende refletir a mobilização gerada pelos esportes. “O esporte faz as pessoas­ vibrarem e as marcas podem se apropriar dessa energia”, sugere. Trinas destaca que a agência irá atuar junto com clubes e confederações para buscar patrocinadores que sejam mais adequados ao desenvolvimento de cada modalidade. “Sem deixar o futebol de lado, ainda existem muitos esportes para serem mais bem trabalhados no País”, salienta.
Os primeiros clientes da Vibra são as contas que já vinham sendo atendidas pela Atto Sports, como Nokia, Eletrobras e Embraer. Além disso, os sócios já estão em conversas com anunciantes que fazem parte das carteiras da Aktuell e da Tátil e que têm proximidade com o universo esportivo. O modelo de negócios também permite parceria para atendimento conjunto com outras agências.

Gelli acredita ainda que a Vibra poderá se beneficiar do fato de a Tátil Design ser a agência responsável pelas marcas da Olímpiada e da Paraolimpíada Rio 2016. “Em virtude de termos sido escolhidos para criar as marcas, estamos em contato direto com todos os comitês responsáveis pelo evento, como o COB, por exemplo”, afirma. A mesma proximidade se dá com os patrocinadores da Copa de 2014, salienta Rivellino, lembrando que a Aktuell foi a responsável pela Concepção, operação e montagem do Preliminary Draw, evento da Fifa realizado no Rio de Janeiro no final de julho, que reuniu delegações de 166 países para o sorteio das chaves das eliminatórias para o mundial. Apesar da nova empreitada em conjunto, Aktuell e Tátil continuam levando vida independente. 

Fonte:meioemensagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário