segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E-mail domina no uso da web; e-commerce, não


Pesquisa da GfK aponta que a troca de e-mails é a principal atividade para internautas. O comércio eletrônico atrai 9% desse público


Para o brasileiro, a troca de e-mail ainda é o principal uso da internet, quando se trata de fins particulares. Esse foi o resultado de uma recente pesquisa realizada pela GfK. A leitura de notícias é o segundo costume preferido dos internautas, seguido pelo acesso a sites de busca e a mídias sociais. De acordo com esse estudo, o e-commerce se mantém restrito, sendo o último da lista. Ele também mostra que o tempo médio dedicado a fins particulares é de uma a duas horas por dia.
A pesquisa foi realizada em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus). Quase a metade dos entrevistados (44%) apontou a troca de e-mails com familiares ou amigos como o principal uso da web. Entre as mulheres, esse índice chega a 51%, contra 38% dos homens.
A leitura de notícias, citada por 40% do total dos entrevistados, é o costume mais comum entre os que têm mais de 56 anos (59%). Já para os jovens, com idades entre 18 e 24 anos, o percentual cai para 31%. Em contrapartida, 61% dessa faixa etária têm as mídias sociais entre os usos mais frequentes.
As redes são acessadas por 47% daqueles que estão entre 25 e 34 anos. Curiosamente, entre as classes sociais, as que mais utilizam a mídia social são a C e a D. O índice de uso é de 42% para esse grupo de pessoas, enquanto que nas classes A e B, o percentual é de 38%. Na média, o uso de mídias sociais tem os mesmos 39% de citações que a busca de informações gerais em sites - como Google, por exemplo.
Apesar do crescimento do e-commerce, apenas 9% dos internautas utilizam a internet com esse intuito. Além disso, entre as regiões, depois do Sudeste, o Nordeste e o Centro-Oeste respondem pelos maiores índices (8%). O Sul ficou em último lugar. Outro ponto detectado pela pesquisa: são os homens que mais recorrem ao e-commerce (10% contra 8% das mulheres).
Quanto ao tempo, 40% dos entrevistados reservam de uma a duas horas por dia para fins particulares, 18% afirmam usar menos que uma hora por dia e 19% não usam a internet o dia todo.
 

Fonte:meioemensagem.com.br

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